O que aconteceu com os atores de Chaves? Aqui nós te contamos!
Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.

Parte do elenco do clássico seriado já nos deixou, mas alguns ainda continuam levando alegria ao público até hoje.

Divulgação/Televisa/SBT

A nova série biográfica da Max, Chespirito: Sem Querer Querendo, que retrata a vida e a obra do ator e roteirista mexicano Roberto Gómez Bolaños, tem reacendido a nostalgia nos corações dos fãs de Chaves – seriado criado há mais de 50 anos, que ultrapassou fronteiras e, no Brasil, foi reprisada incontáveis vezes nas tardes do SBT.

Com isso, uma pergunta inevitável vem à mente: por onde andam os atores que deram vida aos personagens que marcaram a infância de gerações? Infelizmente, parte do elenco já nos deixou, mas outros continuam espalhando alegria por aí. A seguir, o AdoroCinema te conta o que aconteceu com cada uma dessas figures ilustres. Vem com a gente!

Roberto Gómez Bolaños (Chaves)

Reprodução/Getty Images/Divulgação/SBT

Roberto Gómez Bolaños não só interpretou o amado Chaves, como também foi o criador do seriado. Após o fim da produção, o artista seguiu fazendo sucesso na TV mexicana com o programa que levava seu pseudônimo, Chespirito, no titulo. A atração reunia esquetes com diversos de seus personagens mais famosos, incluindo o próprio Chaves.

E não parou por aí: Bolaños também fez filmes, como El Chanfle, participou de peça teatrais e ainda encontrou tempo para produzir e dirigir uma novela. O ator faleceu em novembro de 2014, aos 85 anos, em decorrência de múltiplos problemas de saúde. Na época, a notícia teve repercussão mundial e emocionou milhares de fãs ao redor do planeta.

Carlos Villagrán (Quico)

Reprodução/Getty Images/SBT

Carlos Villagrán, intérprete do bochechudo Quico, soube aproveitar a fama após deixar o programa devido a desavenças com Chespirito. Ele foi à Venezuela, onde tentou a sorte produzindo e escrevendo suas próprias séries, como Kiko Botones e Federrico. Por questões de direitos autorais, precisou adotar uma grafia diferente para o personagem: Kiko.

Saindo um pouco do entretenimento, em 2021, o ator decidiu entrar para a política mexicana, mas acabou desistindo da disputa pelo cargo de governador do estado de Querétaro no meio do caminho. Em 2023, Carlos Villagrán foi diagnosticado com câncer de próstata e, desde então, reduziu suas aparições públicas.

Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha)

Getty Images/Divulgação/SBT

Maria Antonieta de las Nieves ficou eternamente marcada como Chiquinha - e continua fazendo sucesso com a personagem até hoje! Após o fim do seriado Chaves, ela ganhou seu próprio programa, Aquí está la Chilindrina, em 1994, com vinte episódios. Anos depois, realizou uma turnê de sucesso com o projeto Circo de La Chilindrina.

A partir de 2005, Maria participou de várias novelas, como Sonhos e Caramelos e Dame Chocolate, além de realizar alguns trabalhos como dubladora. Atualmente, aos 75 anos, compartilha esquetes de sua personagem nas redes sociais.

Florinda Meza (Dona Florinda)

Getty Images/Reprodução/SBT

Florinda Meza, intérprete da rabugenta Dona Florinda e viúva de Roberto Gómez Bolaños, também continuou no mundo da atuação e do entretenimento ao lado do marido após o fim de Chaves. Quando Bolaños faleceu, em 2014, ela se afastou da mídia e passou a fazer raras aparições. No entanto, em 2019, participou do filme Dulce Família.

Em seu perfil no Instagram, Meza compartilha detalhes da rotina, viagens e muitas lembranças de seus personagens e de Roberto Gómez Bolaños.

Rubén Aguirre (Professor Girafales)

Getty Images/Reprodução/SBT

Com seu inesquecível bordão "Tá, tá, tá, tá!", Rubén Aguirre também teve uma carreira de sucesso após encerrar sua participação no programa – mas, desta vez, fora das câmeras. Rubén Aguirre se dedicou à produção de espetáculos circenses e chegou a criar seu próprio circo, El Circo del Profesor Jirafales, com o qual realizou diversas apresentações pelo México.

Ele também fez participações especiais em novelas como Soñadoras e atuou como narrador no seriado Atínale al precio. Rubén Aguirre faleceu em 2016, aos 82 anos, e, recentemente, seu filho revelou detalhes sobre o real motivo de sua morte.

Ramón Valdés (Seu Madruga)

Reprodução/SBT

Ramón Valdés, o querido Seu Madruga, decidiu se desligar da série antes do encerramento oficial, após diversos atritos internos, em especial com Florinda Meza, que começou a assumir cargos de chefia. Nos anos seguintes, participou de programas fora do México reprisando seu personagem, mas com outro nome: Don Moncho.

Após essa fase, o artista regressou ao país e voltou a trabalhar com Chespirito. Também estrelou um filme ao lado de María Antonieta de las Nieves e Édgar Vivar. Sua última aparição na televisão foi no programa "Ah qué Kiko!", em 1987, ao lado de Carlos Villagrán. Apenas um ano depois, Ramón faleceu, aos 63 anos, vítima de um câncer no estômago.

Angelines Fernández (Dona Clotilde)

Reprodução/Facebook/SBT

Angelines Fernández já era uma atriz reconhecida antes de integrar o elenco de Chaves - e continuou em evidência após o fim da série. Ela seguiu interpretando Dona Clotilde, a inesquecível Bruxa do 71, no programa Chespirito e participou de turnês pela América Latina.

Além disso, voltou ao cinema em produções como El Chanfle, El Chanfle 2, Charrito e Bella Entre las Flores. Fumante por muitos anos, Angelines faleceu em março de 1994, aos 71 anos, em decorrência de complicações causadas por câncer no pulmão e na garganta.

Édgar Vivar (Sr. Barriga/Nhonho)

Reprodução/Getty Images/SBT

Aos 76 anos, Édgar Vivar é mais um dos atores de Chaves que continua vivo e segue sendo muito lembrado pelos fãs por suas interpretações marcantes como Senhor Barriga e seu filho, Nhonho. Após ó seriado, o ator participou de muitas peças de teatro e programas de televisão.

Ele também atuou em filmes de sucesso no México, como Me Late Chocolate e O Orfanato, além de ter emprestado sua voz a grandes produções de animação, como Meu Malvado Favorito 2, UP: Altas Aventuras e Ratatouille.

Seu trabalho mais recente foi uma participação na série biográfica Chespirito: Sem Querer Querendo, que retrata a vida e a carreira de Roberto Gómez Bolaños.

facebook Tweet
Links relacionados