Reconhece? Aos 8 anos, ela deu seus primeiros passos como apresentadora: Hoje, é uma das personalidades mais queridas dos brasileiros
Victor Mascarenhas
Victor Mascarenhas
-Redator
Jornalista, curioso e sempre ligado em tudo o que acontece na TV. Um sonho? Ter o maior número de referências possíveis.

Muita gente acha que ela estreou na TV como atriz!

Reprodução/TV Cultura

Quando uma criança inicia sua carreira na televisão desde muito cedo, ela vivencia uma série de experiências que podem moldar sua trajetória profissional. Algumas acabam abandonando a carreira artística, outras enfrentam dificuldades para se destacar, mas há aquelas que conseguem conquistar um personagem marcante e deixar sua marca na memória do público.

Esse é exatamente o caso da atriz Fernanda Souza, até hoje lembrada como a Mili da primeira versão de Chiquititas (1997). O que muita gente não sabe, porém, é que antes de interpretar a personagem órfã na novelinha do SBT, Fernandinha já havia sido apresentadora – função que, curiosamente, ela escolheu como sua principal nos dias de hoje.

Primeiro trabalho da apresentadora na TV

O ano era 1994, e Fernanda Souza tinha apenas 8 anos. Após algum tempo trabalhando com comerciais e publicidade, a pequena paulistana conseguiu uma oportunidade no programa infantil X-Tudo, exibido pela TV Cultura, que também transmitia outras produções voltadas para crianças, como Castelo Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua e Rá-Tim-Bum.

Reprodução/TV Cultura

Lançado em 1992, X-Tudo era um programa que misturava conteúdo educativo com entretenimento infantil, apresentando diversos quadros. Comandado pelo personagem X, o programa tinha uma linguagem dinâmica e foi um verdadeiro sucesso na década de 1990. Fernandinha entrou para o elenco dois anos após a estreia e permaneceu até 1996.

No X-Tudo, a pequena Fernanda Souza participava de vários quadros, como o X-Reportagem, que trazia dicas de passeio e aventura, além de lugares interessantes para o público visitar. Ela também esteve à frente do quadro Ecologia, discutindo o tema com outros apresentadores, e do Literatura, onde ouvia histórias lidas pelo personagem Sultão (Oscar Simch).

Sucesso em Chiquititas, do SBT

Em 1997, Fernanda entrou para o elenco de Chiquititas – produção infantil do SBT baseada na trama argentina da autora Cris Morena. Essa já era a segunda novela da atriz, que no ano anterior havia feito Razão de Viver, também da emissora de Silvio Santos. No entanto, a projeção que Fernandinha alcançou com Chiquititas foi bem diferente.

Divulgação/SBT

Na época, a novela foi um fenômeno e seguiu por cinco temporadas. Fernanda Souza participou apenas das duas primeiras e, com grande destaque, conquistou um enorme sucesso. Logo, a TV Globo não perdeu tempo e contratou a atriz para o seu casting.

Na emissora carioca, a atriz participou de diversas novelas, como Andando nas Nuvens (1999), Malhação (1999-2001), Sabor da Paixão (2002), Alma Gêmea (2005) e O Profeta (2006), além da série Toma Lá, Dá Cá (2007), que ficou dois anos no ar. Seu último trabalho na teledramaturgia foi em A Regra do Jogo (2015)

De volta ao trabalho de apresentadora

Reprodução/Netflix

Depois de anos trabalhando em novelas, Fernanda Souza foi, aos poucos, retomando o seu trabalho como apresentadora. Primeiro ela ganhou um programa no Multishow, em 2016, o Vai, Fernandinha, e, em 2018, passou a comandar o SóTocaTop na Globo.

Em 2022, ela foi contratada pela Netflix e o seu primeiro projeto na plataforma foi o reality culináro Iron Chef: Brasil. No ano seguinte, passou a comandar o Ilhados com a Sogra, que finalizou sua segunda temporada recentemente.

Para 2025, o SBT está sondando a apresentadora para comandar uma nova versão do Programa Livre. Será que a Fernandinha do X-Tudo sentiria orgulho de sua versão adulta? Aposto que sim!

facebook Tweet
Links relacionados