Minha conta
    Relembre as séries do Homem-Aranha na TV

    "Spiderman, Spiderman, does whatever a spider can..."

    Homem-Aranha: De Volta ao Lar já chegou aos cinemas, prometendo trazer uma versão mais divertida de Peter Parker nas mãos (e acrobacias!) de Tom Holland. Não que seja necessário reapresentar o popular personagem, que já foi vivido recentemente nas telonas por Tobey Maguire e Andrew Garfield. Porém, você parou para pensar que o Cabeça de Teia também marcou presença nas telinhas?

    E não estamos somente falando daquela animação que você saia correndo da escola para tentar chegar a tempo de ver na TV Globinho. Desde sua criação no início da década de 1960, Homem-Aranha já apareceu em diversas séries de TV. Será que você lembra de todas elas?

    Essa foi a primeira série animada do herói, acompanhando as aventuras do jovem Peter (dublado por Paul Soles) e sua vida dupla. Mas o grande legado dessa animação foi a música de abertura, que se tornou o tema oficial do herói. Cante junto, vai! 

    Curiosidade: Infelizmente, a partir da segunda temporada, o show teve corte de recursos e passou a evitar o uso de vilões das HQs. Tanto que o terceiro ano usa imagens de outro show, Rocket Robin Hood. Oi? 

    Já a primeira versão live-action de Peter Parker foi interpretada por Danny Seagren. Curiosamente, ele nunca disse uma palavra como o personagem. Acontece que o show era voltado para crianças e cada fala do Homem-Aranha aparecia em grandes balões, para incentivar a leitura dos pequenos espectadores. Nesse estilo, os vilões nunca eram muito assutadores e/ou violentos.

    Curiosidade: Sabe quem chegou a narrar algumas das esquetes? Morgan Freeman!

    Logo em seguida, o amigão da vizinhança ganhou uma série live-action para chamar de sua! Nicholas Hammond assumiu o papel de Peter durante 30 episódios (e um telefilme) até a série ser cancelada. Motivos? Baixa audiência e críticas de fãs dos quadrinhos. Recentemente, Stan Lee também reclamou da atração: "Eles tiraram várias coisas da obra original. Tiraram o humor, o interesse humano, a personalidade..."

    Curiosidade: Cada episódio tinha uma atriz diferente como tia May.

    Com 26 episódios, essa animação tentou ser mais fiel aos quadrinhos e traz aquela história já bem conhecida pelo povão: jovem (dublado por Ted Schwartz) é mordido por aranha radioativa e precisa lidar com estudos/trabalho, enquanto luta contra o crime.

    Curiosidade: Linda Gary e Neil Ross reprisaram os papeis de Tia May e Norman Osborn em outra série de 1994.

    Já esse aqui mistura Homem-Aranha com Friends. Afinal, traz o Cabeça de Teia lutando contra o crime ao lado de seus amigos, Homem de Gelo e Estrela de Fogo - essa última criada espeficiamente para o show. Detalhe: os três estudavam na mesma faculdade e moravam juntos na casa de Tia May... com um cachorrinho.

    Curiosidade: Foi concebida para ser uma continuação de Homem-Aranha (1981), mas tem dubladores diferentes. Por exemplo, Dan Gilvezan assume o papel de Peter.

    Uma das séries mais famosas do Homem-Aranha, essa atração teve cinco temporadas, venceu Annie Awards e foi um dos primeiros projetos do estúdio Marvel Films Animation. Vários de seus episódios foram inspirados diretamente dos quadrinhos, o que fez sucesso entre os fãs. O cancelamento não veio por causa de audiência, mas por diferenças criativas entre o produtor executivo Avi Arad e presidente da Fox Kids, Margaret Loesch.

    Curiosidade: Christopher Daniel Barnes, dublador de Peter Parker, também é dono da voz original do principe Eric de A Pequena Sereia.

    Com o título nacional de Homem-Aranha: Ação Sem Limites, esse spin-off teve apenas 13 episódios ironicamente. Na trama, o herói se torna alvo de críticas da mídia após não conseguir impedir que Venom e Carnage embarcassem numa viagem para um novo planeta, Contra-Terra. Com a ajuda de Reed Richards/ Sr. Fantástico, ele usa um uniforme cheio de robôs microscópicos para evitar uma guerra nesse local desconhecido.

    Curiosidade: Nessa época, Sony tinha adquirido os direitos sobre o Homem-Aranha, por isso a produtora Saban não pode usar histórias ou até mesmo o uniforme clássico do herói.

    Já imaginou Neil Patrick Harris como Peter Parker? O astro de How I Met Your Mother e Desventuras em Série foi o protagonista desta animação - que segue os acontecimentos do filme Homem-Aranha (2002) e ignora possíveis sequências.

    Curiosidade: Percebeu a diferença do desenho? Foi feito em CGI e renderizado em cell-shading.

    Cinco anos depois, foi a vez de O Espetacular Homem-Aranha, que reúne elementos de diversas histórias do herói - tanto nas HQs como em séries de TV. Os produtores contavam que o tema da série era "a educação de Peter Parker, então cada história tinha o nome de uma matéria da escola, como Biologia, Economia, Química e por aí vai...

    Curiosidade: Josh Keaton dublou o protagonista, enquanto a voz de Gwen Stacy era de Lacey Chabert, a Gretchen de Meninas Malvadas.

    Com a voz de Drake Bell (Drake & Josh), o Peter Parker desta animação ainda é um jovem inexperiente que é chamado por Nick Fury para treinamento. Nisso, ele se junta a um grupo formado por Luke Cage, Punho de Ferro, Tigresa Branca e Nova.

    Curiosidade: J.K. Simmons reprisa o papel de J. Jonah Jameson da trilogia cinematográfica comandada por Sam Raimi, enquanto Stan Lee tem um papel recorrente como um zelador.

    A Marvel está fazendo mistério sobre a produção ainda inédita, mas promete trazer um estilo "teen" para o personagem, assim como vai acontecer em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. A estreia acontece ainda este ano.

     

    Spider-Man/Homem-Aranha (1967 -1970)

    Spidey Super Stories (1974-1977)

    The Amazing Spider-Man (1977-1979)

    Spider-Man/Homem-Aranha (1981-1982)

    Spider-Man and His Amazing Friends/Homem-Aranha e seus Incríveis Amigos (1981-1983)

    Spider-Man/Homem-Aranha (1994-1998)

    Spider-Man Unlimited (1999-2001)

    Spider-Man: The New Animated Series (2003)

    The Spectacular Spider-Man/O Espetacular Homem-Aranha (2008-2009)

    Ultimate Spider-Man (2012-2017)

    Marvel's Spider-Man (2017-?)

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top