O AdoroCinema ama filmes, mas também adora uma bela maratona embaixo das cobertas com aquela pipoca básica. Nossa retrospectiva não seria completa sem a lista de melhores séries de 2025, não é mesmo? Então, a redação se reuniu e debateu quais foram os programas de TV que abalaram nossas estruturas nos últimos 12 meses.
E o resultado? É uma lista bem eclética, que mistura terror com ficção científica, obras aclamadas em temporadas de premiações, além de uma obra nacional que ganhou a boca do povo. Ou seja, anota aqui as dicas de séries imperdíveis de 2025.
Confira nosso ranking e opine com a gente: qual foi a sua série favorita de 2025?
10º lugar - Stranger Things
Netflix
Ok, a gente já começa a lista com um pouco de otimismo e esperança. Afinal, apenas 4 dos 8 episódios finais de Stranger Things foram liberados até o fechamento dessa lista. Mas é inegável que a quinta temporada da história de Eleven (Millie Bobby Brown) e seus amigos trouxe um pouco do clima nostálgico e aventureiro de seu auge ao longo desses 9 loucos anos de duração. Enquanto estamos aqui nas correntes de oração para nossos favoritos terem um final feliz (Steve, pelo amor de Deus, não vá em direção da luz!), o impacto que essa série teve em nossa cultura pop ainda ficará em nossas mentes por muito tempo.
9º lugar - Andor
Disney+
Por outro lado, Andor sempre teve uma vida curta. Desde o início, o plano era ter duas temporadas para conectar a história até Rogue One e se a primeira temporada já tinha surpreendido, a segunda veio com ainda mais potência. Contando 4 anos em apenas 12 episódios, não tivemos tempo para enrolação. Usar a maior franquia de ficção científica para contar uma história brutal sobre fascismo e opressão em um momento tão delicado da nossa história é um ato de resistência digno da rebelião de Star Wars. Com um roteiro impactante, efeitos e visuais deslumbrantes e um elenco primoroso liderado por Diego Luna, Andor é a melhor coisa que saiu de Star Wars. E eu não tenho medo de fazer essa afirmação.
8º lugar - Os Donos do Jogo
Netflix
Representando a cultura nacional, temos Os Donos do Jogo, que surpreendeu todo mundo com uma história dinâmica e performances apaixonantes - tudo isso ambientado num cenário de violência, samba e luxo do Rio de Janeiro. A história de Profeta (Andre Lamoglia) pode estar apenas começando (já que a Netflix garantiu uma segunda temporada), mas saímos bem satisfeitos dessa maratona. Fica aqui o destaque para a atuação carismática de Xamã como Búfalo, que tomou as redes sociais com seu sotaque carioca e jeito nada mansinho.
7º lugar - The White Lotus
HBO Max
Sim, a terceira temporada de The White Lotus não é unanimidade entre o público. Mas é inegável que passamos semanas ansiosos pelos domingos só para saber o que ia acontecer com esse tanto de gente maluca dentro do mesmo hotel. Seguindo o clima de antologia com novos personagens, a série da HBO novamente se tornou palco de grandes performances e momentos que marcaram a tv (sem falar do trauma, seja pelo episódio final, ou pelo relacionamento bizarro de irmãos próximos demais). Vamos sentir saudades dos personagens vividos por Walton Goggins, Aimee Lou Wood, Carrie Coon, Parker Posey e mais. E que venha a season 4!
6º lugar - Pluribus
Apple TV+
Depois de passar mais de uma década conectado ao mundo de Breaking Bad, o criador Vince Gilligan optou por surgir com uma nova história enigmática. Mesmo com poucos episódios lançados, Pluribus já se destacou com uma história absurdamente assustadora sobre isolamento, paranoia e humanidade. Uma ficção científica daquelas que te fazem pensar, com a maravilhosa Rhea Seehorn finalmente ganhando o reconhecimento que merece. Estamos animados para ver o que o futuro desse show vai nos proporcionar, pois sabemos que os cuidados que a Apple TV+ tem com spoilers vão nos deixar ainda mais curiosos. Se você ainda não viu, aproveita que apenas tem uma temporada pra maratonar, dá tempo!
5º lugar - IT - Bem-vindos a Derry
HBO Max
Muitos questionaram se a gente realmente precisava de uma nova série sobre Pennywise. Mas como é bom que essa galera estava errada. Sem medo de ser brutal, IT - Bem Vindos a Derry é um prequel que faz conexões com as histórias dos otários dos filmes de IT, mas não fica preso apenas nisso. Mesmo referenciando diversas histórias criadas por Stephen King, estamos diante de uma trama dinâmica e apaixonante, liderada por um grupo de crianças carismáticas e sustos aterrorizantes. Aprofunda a história que já amamos e nos apresenta um lado dela que não conhecíamos. Prepare os lencinhos, os calmantes e os nervos, pois o diretor Andy Muschietti acertou de novo.
4º lugar - Adolescência
Netflix
O que é mais surpreendente no sucesso de Adolescência? É o fato de ter apenas 4 episódios e mesmo assim estar dentre as séries mais vistas da Netflix? É apreciar como os episódios foram feitos com um plano sequência? Ou sua história brutal que traz grandes debates sobre masculinidade, violência e a sociedade que vivemos? Provavelmente, é tudo isso, junto com as atuações de Stephen Graham, Erin Doherty e, é claro, a revelação de Owen Cooper no centro dessa história. É uma das melhores séries do ano, desde seus aspectos técnicos até seu roteiro devastador.
3º lugar - Ruptura
Apple TV+
Esperamos 3 anos pelo retorno de Ruptura! Só a cena inicial da segunda temporada demorou meses para ser filmada... Mas todo o esforço da equipe liderada por Ben Stiller valeu a pena. A história dos innies e outies de Severance rendeu mais uma temporada cheia de reviravoltas, visuais incríveis e mais mistérios que a mente humana seja capaz de compreender. O elenco principal continua brilhando - com destaque para Adam Scott, Britt Lower, Dichen Lachman, Tramell Tillman e John Turturro - e a história só acrescenta mais rostos importantes que vão construindo um caminho de surpresas e medos. Não sabemos o quanto vamos esperar pela terceira temporada, mas pelo menos teremos tempo para analisar cada detalhe escondido nesse show da Apple TV+, pois queremos decifrar esses mistérios.
2º lugar - The Pitt
HBO Max
Existia toda uma geração que não conhecia o talento de Noah Wyle. Felizmente, ele retomou a parceria com o criador de E.R. para criar uma série ainda mais caótica e dramática. The Pitt foi a grande surpresa do ano, com um elenco talentoso, e uma ideia genial: acompanhar um plantão tenso na emergência de um hospital, mostrando como apenas um dia (ou meras horas) pode ser capaz de mudar vidas para sempre. Também é uma história sobre trauma e sobre a dificuldade da medicina de maneira bem real. The Pitt veio no início do ano e ainda está em nossas mentes. E, para melhorar, não vai seguir o padrão irritante das atuais séries de TV e já vai trazer a segunda temporada em janeiro de 2026. Será que a veremos nessa lista ano que vem de novo? As expectativas são altas.
1º lugar - O Estúdio
Apple TV+
É verdade: ninguém da redação do AdoroCinema conseguiu resistir ao charme de O Estúdio. Genuinamente engraçada, a obra de Seth Rogen não somente conseguiu reunir o maior número de cameos estrelados da história da humanidade (o primeiro episódio tem o Martin Scorsese! O primeiro!), como também soube rir de Hollywood de maneira criativa e com críticas aos problemas ambientados no universo de Hollywood. É uma maratona fácil de fazer, com episódios curtinhos, mas cheios de ideias sensacionais: um plano-sequência sobre um plano-sequência? Temos. Episódio sobre o Globo de Ouro? Temos. Um episódio com Ron Howard caindo na porrada com Seth Rogen? Temos. É só vendo pra crer, enquanto esperamos para ver o que O Estúdio vai falar sobre a compra da Warner pela Netflix na segunda temporada...