Minha conta
    16 filmes pré-selecionados ao Oscar que estão na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

    A 45ª Mostra SP trouxe várias produções premiadas, e algumas foram pré-selecionadas para a avaliação da Academia

    A premiação do Oscar 2021 ocorrerá em 27 de março de 2022. No entanto, já há uma grande lista dos filmes selecionados pelos países para representá-los como possíveis concorrentes a melhor filme estrangeiro. Dentre eles, listamos todos que integram a programação da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que esse ano se divide entre sessões presenciais e exibições online na Mostraplay, a plataforma de streaming do evento.

    Brasil: Deserto Particular (2021), Aly Muritiba.

    Daniel é um policial afastado da corporação após uma agressão, em um episódio de abuso de poder. Sem emprego nem perspectiva, ele parte para o interior da Bahia, onde procura por Sara, mulher com a qual ele vem se relacionando online. Dirigido por Aly Muritiba, que teve um ótimo ano em 2021, assinando também a direção da série Caso Evandro, e o Western brasileiro Jesus KidDeserto Particular é uma história de amor que surpreende ao abordar transfobia, e a desconstrução de uma masculinidade frágil cheia de preconceitos enraizados. O filme ainda terá uma exibição na Mostra SP em 30 de outubro.

    Áustria: Great Freedom (2021), Sebastian Meise.

    Na Alemanha pós-guerra, a constituição ainda vê a homossexualidade como um crime. Por conta disso, Hans volta recorrentemente à cadeia. Nessas idas e vindas, a única relação consistente que ele consegue desenvolver é com seu companheiro de cela Viktor, condenado por assassinato. Apesar da aversão que Viktor tem a princípio em relação ao colega, os dois passam a viver um romance.O filme pode ser visto em sessões da Mostra SP nos dias 2 e 3 de novembro.

    Colômbia: Memoria (2021), Apichatpong Weerasethakul.

    A escocesa Jessica tem escutado um curioso barulho que tira seu sono e lhe traz uma sensação de estranheza em si mesma. Em uma viagem a Bogotá, para visitar a irmã, Jessica conhece Agnes, uma arqueóloga que a leva para conhecer escavações em uma pequena cidade na qual Jessica terá experiências reveladoras. Protagonizado pela brilhante Tilda Swinton, Memoria foi vencedor do grande prêmio do juri em Cannes, e pode ser visto em sessões nos dias 30 de outubro e 2 de novembro.

    Finlândia: Compartment No. 6 (2021), Juho Kuosmanen.

    Após sair de Moscou, onde viveu um caso amoroso, uma jovem finlandesa parte em direção a cidade de Murmansk na Rússia, próxima ao círculo ártico. Durante a viagem, ela compartilha um pequeno vagão-dormitório com um minerador russo. As conversas entre os dois geram valiosas reflexões. O filme é mais um vencedor do grande prêmio do júri em Cannes, e ainda terá sessões nos dias 29 de outubro e e 3 de novembro.

    Islândia: Lamb (2021), Valdimar Jóhansson.

    Em uma fazenda afastada de tudo, na Islândia, vive um casal que cria um rebanho de ovelhas. A vida dos dois ganha um novo brilho ao descobrirem um misterioso recém nascido. O filme é um dos mais aguardados lançamentos da produtora A24, uma das mais cultuadas da atualidade. As últimas sessões de Lamb ocorrerão em 30 e 31 de outubro.

    Eslovênia: Sanremo (2020), Miroslav Mandic.

    Apesar de não se lembrarem mais um do outro devido à demência que ambos desenvolveram, Bruno e Dusa vivem juntos na mesma casa de repouso. Em meio à tristeza da situação, se destaca a doçura de um casal que se conhece e se encanta novamente a cada encontro. Dentre todo resto esquecido, os dois ainda guardam uma memória em comum da juventude: uma música que foi destaque de um festival nos anos 60. O filme pode ser visto em sessões nos dias 29 de outubro, 2 e 3 de novembro.

    Kosovo: Colmeia (2021), Blerta Basholli.

    Com seu marido desaparecido desde a guerra do Kosovo, Fahrije decide tocar um pequeno negócio como apicultora, para sustentar sua família. No entanto, mais do que as dificuldades financeiras, o maior desafio de Fahrije será contra a conservadora comunidade local, que não vê com bons olhos sua independência e o empoderamento feminino que ela defende. A última sessão do filme ocorrerá no dia 2 de novembro.

    França: Titane (2021), Julia Ducournau.

    O reencontro de uma criança desaparecida há 10 anos com seu pai, coincide com a explosão de uma misteriosa onda de assassinatos na região onde vivem.  Após o aclamado Raw de 2016, Titane é o segundo longa da diretora Julia Ducournau. Subvertendo arquétipos de gênero presentes no terror, o filme levou a Palma de Ouro no último festival de Cannes, e pode ser visto em mais duas exibições presenciais na mostra, nos dias 29 de outubro e 1º de novembro.

    Macedônia do Norte: Irmandade (2021), Dina Duma.

    Maya e Jana são amigas de longa data. Ao flagrarem, Elena, uma garota popular da escola, tendo relações sexuais com a paixão platônica de Maya, Jana convence a amiga a gravar a situação e postar nas redes. A repercussão do vídeo destrói a vida de Elena, que em um confronto com as duas meninas desaparece. Enquanto Maya, devastada pela culpa, quer ir à polícia, Jana a manipula para não falar nada. Dentre outras coisas, o filme explora temas como o “slutshaming”, e a toxicidade do ambiente escolar impulsionada pelas redes sociais. Irmandade pode ser visto online até o final da mostra, no dia 3 de novembro.

    México: Reze Pelas Mulheres Roubadas (2021), Tatiana Huenzo.

    Em uma pequena cidade nas montanhas mexicanas, um grupo de meninas adolescentes se encontram em esconderijos. Enquanto isso, suas mães as treinam para fugirem dos recorrentes sequestros praticados na região, nos quais as vítimas são escravizadas ou mortas. A alegria presente nos esconderijos se vai, quando uma das meninas não consegue chegar até ele a tempo.  A história é adaptada livremente do livro homônimo, de Jennifer Clement. Reze Pelas Mulheres Roubadas recebeu menção especial na seção Un Certain Regard em Cannes. O filme pode ser visto tanto online, até o final da mostra, quanto em uma última sessão, no dia 2 de novembro.

    Geórgia: Brighton 4th (2021), Levan Koguashvilli.

    Após se desdobrar para quitar as dívidas do irmão viciado em apostas, Kakhi, um ex campeão de luta livre, sai de seu lar na Geórgia e parte para Nova York, onde vive seu filho Soso vive no Brooklyn. Ao chegar lá, ele descobre que Soso está envolvido em uma enorme dívida com a máfia local. O filme pode ser visto online, ou em sessões presenciais nos dias 30 de outubro, 2 e 3 de novembro.

    Malta: Entre Águas (2021), Alex Camilleri.

    Na ilha de Malta, próxima a Itália, Jesmark é um pescador passando por problemas financeiros, devido a um vazamento em seu barco, safras ruins de peixes, e a concorrência desleal da indústria pesqueira. Precisando sustentar sua esposa e seu filho com distúrbio de crescimento, ele recorre a pesca ilegal. Jesmark Scicluna, que interpreta o protagonista, é de fato um pescador maltês, e levou o prêmio especial de melhor atuação no festival de Sundance. As últimas sessões de Entre Águas acontecem nos dias 1º e 3 de novembro.

    Bulgária: Medo (2020), Ivaylo Hristov.

    A viúva Svetla vive em uma cidade da Bulgária, próxima a fronteira com a Turquia, na qual imigrantes surgem com recorrência. Um dia, enquanto caçava animais na floresta, ela se depara com um refugiado vindo da África. Ao oferecer abrigo para este homem, ela precisa lutar contra a cidade que pressiona para que o refugiado saia dali o quanto antes. Medo pode ser visto em uma última sessão no dia 3 de novembro, ou online.

    Suíça: Olga (2021), Ellie Grape.

    Olga, uma ginasta ucraniana ainda adolescente, se exila na Suíça, onde tenta construir sua carreira. Enquanto se prepara para um grande campeonato, Olga descobre que sua família está no meio do furacão de uma série de protestos nacionalistas e tensão civil em Kiev. O filme foi vencedor do SACD award para novos autores, na Semana da Crítica do festival de Cannes, e ainda pode ser visto online na Mostra Play.

    Índia: Pedregulhos (2021), P.S. Vinothraj.

    Ganapathy é um homem pobre entregue a um alcoolismo que agrava seus comportamentos agressivos. Por conta desse tipo de agressão recorrente, sua mulher o deixa. Ele leva seu filho em uma jornada pelo sul da Índia, na qual ele tenta reencontrar sua esposa. Pedregulhos conquistou o prêmio de melhor filme no festival de Roterdã, e agora pode ser visto na mostra online, ou em uma última sessão no dia 31/10.

    Indonésia: Yuni (2021), Kamila Andini.

    Ao recusar um pedido de casamento, a adolescente Yuni, ganha uma atenção indesejada em sua cidade. Ao se deparar com um segundo pedido, a garota se sente pressionada por um mito local que diz que caso o pedido seja recusado mais de uma vez, a pessoa jamais se casará. Diante disso, a garota busca refúgio em Yoga, um colega de escola, e em Pak Damar, seu professor favorito. Não leva muito tempo até que Pak se torne o terceiro pretendente a pedir a sua mão. Yuni terá sessões nos dias 2 e 3 de novembro, mas pode ser visto online também.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top