Pedro Almodóvar lista os seus filmes prediletos em todos os tempos – conheça!

Lista do cineasta espanhol reúne 43 títulos clássicos do Cinema.

“O cinema se tornou a minha vida. Não um mundo paralelo, não é isso que eu quero dizer, mas a vida em si. Às vezes eu tenho a impressão de que a realidade diária existe unicamente para fornecer material necessário para o meu próximo filme.”

Pedro Almodóvar é o autor de tais palavras, que expressam uma íntima relação com o Cinema. Diretor consagrado por filmes que incluem o vencedor do Oscar de roteiro original Fale Com Ela, Almodóvar estende a intensa paixão por sua arte por meio de uma bem-sucedida carreira como produtor cinematográfico, que tem como última referência o elogiado filme argentino Relatos Selvagens, com Ricardo Darín.

Em decorrência do recente lançamento da comédia macabra de Damián Szifrón, o Mubi compilou uma lista, baseada em cinco outras divulgadas pelo cineasta espanhol ao longo de 17 anos, com as principais inspirações para que o diretor enxergue a Sétima Arte como "a vida em si".

A lista acima revela a paixão de Pedro Almodóvar Caballero por um gênero mítico: o noir, como sua admiração pelos polares O Mensageiro do Diabo e Os Assassinos, entre outros que preenchem a seleção, evidencia.

Porém, o top é eclético, tanto em gênero, como nacionalidades, dada a presença de Federico Fellini (Itália), John Ford (Estados Unidos), Jean-Pierre Melville (França), Alfred Hitchcock (Inglaterra), Akira Kurosawa (Japão), seu conterrâneo Luis Buñuel e de outras meias dúzias de cineastas lendários.

Não perca tempo! Pegue a caneta, rabisque o caderninho e vá correndo atrás desses clássicos imperdíveis!

Pedro Almodóvar, o consagrado cineasta europeu que encontra na vida a sua arte, a Sétima Arte, revela os seus filmes prediletos em todos os tempos. Prepare o caderninho e anote as 43 obras-primas do "Caballero" do Cinema espanhol.

43. Os Assassinos (1946), de Robert Siodmak.

40. Viridiana (1961), de Luis Buñuel.

38. Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese.

36. Cidadão Kane (1941), de Orson Welles.

34.  (1963), de Federico Fellini.

32. Rastros de Ódio (1956), de John Ford.

30. Clamor do Sexo (1961), de Elia Kazan.

28. Rashomon (1950), de Akira Kurosawa.

25. Maridos e Esposas (1992), de Woody Allen.

24. Johnny Guitar (1954), de Nicholas Ray.

22. Garota de Sorte (1937), de Mitchell Leisen.

21. Ensaio de um Crime (1955), de Luis Buñuel.

18. Veludo Azul (1986), de David Lynch.

17. Amarcord (1973), de Federico Fellini.

16. Depois do Vendaval (1952), de John Ford.

15. O Alucinado (1953), de Luis Buñuel.

14. Ser ou não Ser (1942), de Ernst Lubitsch.

7. Meia-Noite (1939), de Mitchell Leisen.

1. O Mensageiro do Diabo (1955), de Charles Laughton e os não creditados Robert Mitchum e Terry Sanders.

facebook Tweet
Links relacionados