Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako (Machiko Kyô) e o assassinato do marido dela, Takehiro (Masayuki Mori), um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru (Toshirô Mifune), onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma "verdade", que entra em conflito com os outros.
O mestre Akira Kurosawa dirige um dos filmes asiáticos aclamados da história do cinema, tudo aqui brilha, roteiro, elenco e parte técnica flui com uma direção memorável. Obra prima
Rafael V
342 seguidores
210 críticas
Seguir usuário
2,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Rashomon: Nesse filme Kurosawa explora mais uma vez as histórias sobre samurais, mostrando várias versões para um mesmo fato (crime), só se revelando a verdade ao final do filme (ou seja, o suspense é mantido até o fim e o espectador fica preso pelo filme); é explorado de forma magnífica (flashbacks) as várias hipóteses para o mesmo fato. nota: dez!
- Foi o 1º filme a ter uma cena em que a câmera apontava diretamente para o sol. - Visando um público maior, a RKO Radio Pictures também lançou uma versão dublada de Rashomon nos cinemas dos Estados Unidos. - A categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar apenas passou a existir em 1956. Antes disso em alguns anos a Academia premiou um filme com um Oscar honorário, referente a esta premiação, como ocorreu com Rashomon. - Refilmado como Rashomo
Leia Mais
Detalhes técnicos
Nacionalidade Japão
Distribuidor-
Ano de produção1950
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 1 curiosidade
Orçamento-
Idiomas
Japonês
Formato de produção
-
CorPreto & Branco
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade