Estado civil

Atividade Atriz
Nacionalidades
Irlandesa,
Etíope
Nascimento 7 de janeiro de 1982 (Addis Ababa, Etiópia)
Idade
43 anos

Biografia

Ruth Negga nasceu em Adis Abeba, capital da Etiópia, mas cresceu em Limerick, Irlanda. É filha de pai etíope e mãe irlandesa. É mais conhecida por interpretar Tulip O'Hare na série de quadrinhos da AMC "Preacher" (2016-) e por co-estrelar o drama de direitos civis "Loving" (2016), este último lhe rendendo uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

Negga sempre teve o desejo de se tornar atriz. Quando ela tinha 7 anos, uma tragédia atingiu a família quando seu pai morreu em um acidente de carro. Ela usou a morte de seu pai como uma força motriz para perseguir seu sonho. No Trinity College, em Dublin, ela estudou atuação. Depois de aprimorar seu ofício por quatro anos nos palcos, Negga começou a fazer testes para papéis em filmes e TV. Ela conseguiu seu primeiro papel na TV na série irlandesa "Love Is the Drug" (2004), e de lá conseguiu alguns papéis coadjuvantes em filmes como "Breakfast on Pluto" (2005), "Isolation" (2005) e "Color Me Kubrick" (2005). Negga continuou aparecendo em programas de televisão principalmente irlandeses durante o restante dos anos 2000, mas em 2013 ela conseguiu seu primeiro papel no filme de zumbi pós-apocalíptico "Guerra Mundial Z" (2013). O filme, estrelado por Brad Pitt, foi um sucesso mundial, destacando Negga como uma atriz em ascensão. Em 2013, ela apareceu no filme biográfico de Jimi Hendrix "Jimi: All Is By My Side", e mais tarde naquele ano, Negga conseguiu um papel recorrente como Raina na série de ação da Marvel  "Agents of S.H.I.E.L.D." (ABC, 2013-).

Estrelou ainda o drama "Iona" (2015) e também co-estrelou a adaptação de videogame de Duncan Jones "Warcraft" (2018). Negga reapareceu em "Agents of S.H.I.E.L.D" em sua quinta temporada, e fez um retorno aos palcos muito divulgado, estrelando em Hamlet no Gate Theatre de Dublin durante a temporada de 2018.

Em 2019 voltou as telas, ao entrar no elenco de Ad Astra - Rumo às Estrelas, filme com Brad Pitt. No ano seguinte, fez O Presente de Natal de Angela e depois, em 2021, estava ao lado de Tessa Thompson para o filme da Netflix, Identidade. Sua atuação foi bem recebida por críticos, tanto que a garantiu uma nomeação para o Globo de Ouro por Melhor Atriz Coadjuvante em Filme.

Primeiras aparições nas telas

Pôster de Café da Manhã em Plutão
Café da Manhã em Plutão
1 de junho de 2021
imagem de Criminal Justice
Criminal Justice
3 de dezembro de 2020

Seus melhores filmes e séries

Carreira em destaque

21
Tempos de carreira
0
Premiação
13
filmes
12
Series
5
Indicações
0
Filme

Gêneros favorito

Drama : 53 %
Ficção Científica : 20 %
Suspense : 13 %
Ação : 13 %

No AdoroCinema:

Trabalhou bastante com