Minha conta
    Marilyn Monroe

    Estado civil

    Atividades Atriz, Produtora de set
    Nome de nascimento

    Norma Jean Baker

    Nacionalidade Americana
    Nascimento 1 de junho de 1926 (Los Angeles, California, EUA)
    Morte 5 de agosto de 1962 aos 36 anos de idades

    Biografia

    Falecida aos 36 anos de idade, Norma Jean, mais conhecida como o furacão Marilyn Monroe entrou para a história da cultura pop e mantém sua imagem forte como se ainda estivesse viva. O motivo oficial de sua morte continua sendo o excesso de calmantes, mas seu envolvimento com o governo americano e integrantes da máfia alimentam até hoje um clima de mistério e teorias conspiratórias.

    Sem nunca ter conhecido o pai e tendo sua mãe internada em um hospício, a eterna loira platinada conviveu em orfanatos antes de adotar, aos 20 anos de idade, o nome que batizaria uma das atrizes mais celebradas de Hollywood. A legalização dessa 'marca", por sinal, ocorreria apenas 10 anos depois, em 1956. Curiosamente, em 1955, uma de suas marcas registradas ganharia o mundo na forma de um vestido branco esvoaçante revelando pernas torneadas que jamais seriam esquecidas. A cena em questão, volta e meia citada em nova produções, aconteceu em O Pecado Mora ao Lado, dirigido por Billy Wilder.

    Escolhida em 1999, pela revista People, como a Mulher Mais Sexy do Século, Marilyn foi casada três vezes. O primeiro foi James Dougherty (1942 a 1945), seguido do jogador de baseball Joe DiMaggio (janeiro de 1954 a outubro de 1954) e depois o dramaturgo Arthur Miller (1956 a 1961). Contudo, entre seus relacionamentos, sem dúvida, o romance vivido com o presidente John Kennedy foi o mais famoso, rendendo, entre outros episódios, o inesquecível "Parabéns para você", protagonizado por ela em maio de 1962, ano de sua morte.

    Conhecida por seu temperamento difícil e constantes atrasos para compromissos, reza a lenda que ela chegou a incluir em seus contratos uma cláusula que não a poupava de trabalhar quando estivesse no período menstrual. Com uma carreira relativamente curta, aventurou-se como produtora executiva de apenas um filme (O Príncipe Encantado) e tendo atuado em pouco mais de 30 títulos, recebeu algumas indicações e faturou poucos prêmios. O Globo de Ouro de Melhor Atriz, por sua atuação em Quanto Mais Quente Melhor (1959), é o mais representativo deles. Ainda em 1960, o mito ganhava também sua estrela na Calçada da Fama, localizada no número 6778, da Hollywood Boulevard, em Los Angeles, Estados Unidos.

    Primeiras aparições nas telas

    Mentiras Salvadoras
    Mentiras Salvadoras
    1948
    Loucos de Amor
    Loucos de Amor
    1949
    O Segredo das Joias
    O Segredo das Joias
    1950
    A Malvada
    A Malvada
    1950

    Seus melhores filmes e séries

    Carreira em destaque

    14
    Tempos de carreira
    0
    Premiação
    22
    filmes
    0
    Series
    0
    Indicação
    0
    Filme

    Gêneros favorito

    Comédia : 42 %
    Drama : 32 %
    Romance : 16 %
    Documentário : 11 %

    No AdoroCinema:

    0
    Vídeo
    193
    Imagens
    28
    Notícias
    190
    Fãs
    Comentários
    • Rogerio Gualberto d.
      Se ela morreu aos 36 anos , como teve 64 de carreira?
    • Leia Organa
      Minha Diva sempre eterna <3
    • EDU LEITE
      Quer ser eternamente linda ?!?! Só morrendo jovem !!! Infelizmente !!!!
    • Patpimentinha
      Adoro a Marilyn! Adoro seus filmes e acho que ela vai além. Não bastasse cumprir perfeitamente o papel de embelezar e iluminar o ambiente onde aparece, o que por si só já seria o suficiente, ainda desenvolve com dignidade os personagens para os quais fora escolhida. Como lamento o fato dela ter nos deixado tão cedo! Tão nova e ainda tão linda! Assim como já fora eleita e mulher mais sexy do século, considero que a sua perda também fora a maior perda do século para o meio artístico. Como seria bom ainda podermos contar com a sua estonteante beleza nas telas...
    • mila_sport
      Verdadeira artista.
    • Igor Durden
      Grande lenda do cinema mundial!!!!!!!!!! Diva!!!!!!!!!!!
    • GABIFANEY
      minha parceira
    • GABIFANEY
      minha parceira
    • GABIFANEY
      minha parceira
    • Bruna
      Sua atuação foi subestimada pela sua incansável e grandiosa beleza, porém nada irá apagar seu brilho e seus gestos que marcaram uma época de glamour. Marilyn foi uma grande mulher, que nunca teve uma chance em demonstrar seu talento em papéis mais sérios que desenvolvesse seu lado dramático como atriz. O cinema sentiu e ainda sentirá falta dela assim como seus fãs.
    • baby1911
      Eterna Diva.
    Mostrar comentários
    Back to Top