Minha conta
    Zero: O que você precisa saber antes de assistir a série italiana da Netflix?

    A série estrelada por Giuseppe Dave Seke fez história na Itália.

    Zero é a nova série italiana da Netflix que foi lançada este mês de abril e desde então já conquistou a lista de produções mais assistidas da plataforma. Com um elenco formado por jovens talentos, cuja parte deles está estreando na TV através do seriado, a trama tem um gancho envolvente pautada em oito episódios com cerca de 25 minutos cada. Dá pra assistir facilmente em um fim de semana! Confira os demais detalhes sobre Zero.

    Falcão, Super Choque e outros super-heróis de quadrinhos com representatividade negra

    Qual é a história de Zero?

    Ambientada em Milão, a série da Netflix acompanha um imigrante italiano de ascendência senegalesa que rastreia criminosos usando poderes de invisibilidade. O jovem cartunista Omar (Giuseppe Dave Seke) vive uma vida tranquila e passa despercebido em meio a tantos imigrantes no bairro em vive desde que saiu de Roma. Ao descobrir que tem a habilidade de ficar invisível, ele se torna um elemento fundamental na luta de um grupo de amigos que tenta salvar o local de um desenvolvedor imobiliário corrupto.

    Primeira série italiana protagonizada por jovens negros

    Omar é um super-herói que foge dos padrões, a princípio, por não usar máscara e fantasias extravagantes. Ele tem o visual de um garoto comum que, secretamente, tem incríveis habilidades. Mas outro ponto interessante em Zero é que, além do protagonista, todo o elenco é majoritariamente formado por jovens negros.

    A série da Netflix é uma ficção de super-heróis, um gênero pouco explorado no cinema e TV da Itália e o mais importante é que Zero marca a primeira vez que o país produziu um seriado centrado na vida de jovens negros, criando um cenário que abre precedentes para mais representação e inclusão negras nas telas italianas.

    Série baseada em livro

    Dikele Distefano é um autor italiano e escreveu o livro “Non ho mai avuto la mia età” (Nunca Tive a Minha Idade, em português), que inspirou a série. Ao escrever o roteiro de Zero, ele foi acompanhado por Stefano Voltaggio, Massimo Vavassori, Carolina Cavalli e Lisandro Monaco e especialmente pelo roteirista Roberto Marchionni, mais conhecido como Menotti.

    O autor comentou sobre a inclusão promovida por Zero: “Acho que isso pode ser um começo, uma pequena janela pela qual outros projetos de representação na Itália de hoje podem passar. Vai além da pele negra. É sobre narrar precisamente a Itália em 2021, algo que a mídia não faz. Eles mostram a Itália como era há 25 anos, enquanto meu objetivo é narrar como ela é em 2021.”

    Jordan Peele, diretor de Corra!, tem grande importância no protagonismo negro no cinema

    Ele também lamentou a falta de representação da mídia na Itália, que “simplesmente se deve ao fato de que quem tem a oportunidade de levar essas histórias para a TV sempre diz que 'não estamos prontos' ou 'não há quem possa contar essas histórias. Mas isso não é verdade. Basta apenas olhar em volta ou entrar na escola.”

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top