Minha conta
    Sob Pressão: Marjorie Estiano e Júlio Andrade enfrentam casos ainda mais reais (Primeiras impressões da 3ª temporada)

    Série da Rede Globo segue fórmula de sucesso, mas tenta se reinventar cinematograficamente.

    Rede Globo

    Sob Pressão, série que acompanha um casal de médicos que trabalha na rede pública do Rio de Janeiro, começa sua terceira e última temporada com novos desafios e importantes mudanças para os protagonistas que fazem jus ao título da produção. O AdoroCinema assistiu ao primeiro episódio do novo ano do seriado da Rede Globo, e você confere aqui as nossas primeiras impressões.

    Na trama, após o fechamento do Macedão, Evandro (Júlio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano) agora trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e pretendem fazer um pé de meia para seguir o sonho de viajar com o Médico Sem Fronteiras. Entretanto, como sempre, pedras no caminho fazem os profissionais mudarem seus rumos. O novo ano também terá a introdução da personagem de Drica Moraes, Vera, uma médica infectologista que não leva desaforo para casa — ela deve ser introduzida no segundo capítulo.

    Rede Globo

    Seguindo o clima de thriller médico como nas temporadas anteriores, Sob Pressão não abandona o formato procedural — um caso diferente por episódio, cujo arco inicia-se e termina no próprio capítulo — mas é bem sucedido em inserir eventos recorrentes no Brasil como pano de fundo para suas tramas. É o que ocorre no primeiro capítulo, que acompanha a greve de caminhoneiros que afligiu o país. Só que, ao invés de se aprofundar no assunto do ponto de vista político e econômico, se atém aos elementos que influenciam no funcionamento do hospital público — como a falta de gasolina para uma ambulância ou o bloqueio de caminhões que impede a chegada de oxigênio aos pacientes que precisam. Tal situação gera uma cena tanto real quanto revoltante, que compara o atendimento nas redes pública e particular.

    É possível notar uma evolução na produção, não só na qualidade do enredo escrito por Lucas Paraizo, mas também na parte cinematográfica. A série traz cenas mais polidas, uma fotografia digna de cinema, e casos que cada vez mais geram identificação com o público. A nova temporada inclusive promete um episódio gravado interiramente com três planos sequências, que foi comandado por Andrucha Waddington e por Júlio Andrade, que faz sua estreia na direção.

    Rede Globo

    Destaque para as atuações dos protagonistas Júlio Andrade e Marjorie Estiano, que seguem trazendo profundidade e emoção aos seus personagens. Enquanto Estiano traz uma Carolina sensível e guerreira, Andrade mostra um Evandro dedicado, insatisfeito com as condições de seu trabalho e pronto para fazer de tudo para resolver a situação. Tudo mesmo, até dar uma de "faz-tudo", em uma cena que eleva o heroísmo do personagem a um nível questionável. No geral, é bonito ver os dois atores trabalhando juntos, interpretando personagens tão complexos e reais. Além deles, outros personagens enfrentam uma evolução na trama, como Charles (Pablo Sanábio), que não é mais um residente e é trazido para trabalhar novamente ao lado de Evandro e Carolina.

    Enquanto Sob Pressão busca abordar a temática "família" em sua terceira temporada, segue apresentando imagens e situações que não são para os fracos de estômago. Resta esperar para ver o que mais a série vai conseguir trazer de novo em relação aos seus anos anteriores, ou se vai se ater à fórmula de sucesso, porém repetitiva, que funcionou até aqui.

    Rede Globo

    Sob Pressão retorna com novos episódios no próximo dia 2 de maio na Rede Globo, após a novela O Sétimo Guardião, e será exibida todas as quintas-feiras.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top