Minha conta
    13 Reasons Why: Netflix se distancia do autor Jay Asher após denúncias de assédio

    O autor do livro foi expulso da Associação de Escritores e Ilustradores de Livros Infantis.

    Mais uma polêmica para 13 Reasons Why. O autor do livro homônimo que deu origem à primeira temporada, Jay Asher, foi expulso da Sociedade de Autores e Ilustradores de Livros Infantis (SCBWI), por ter violado o código de assédio da organização. Embora não tenha ficado claro exatamente qual foi a conduta de Asher, a Netflix logo se manifestou e alegou que o autor não está envolvido na segunda temporada da série.

    A expulsão de Asher veio a público na última segunda-feira, após uma publicação no blog School Library Journal ter denunciado o ilustador David Díaz. Segundo informa Entertainment Weekly, a seção de comentários foi inundada de denúncias contra Asher, e em uma atualização, o autor do artigo Lin Oliver revelou que Asher foi expulso após denúncias formais. "Nossa política tem zero tolerância a assédio, e há uma preponderância de homens e mulheres de poder na nossa equipe, no nosso time de liderança e entre os nossos membros", escreveu.

    Reprodução

    Em declaração, a Netflix alegou que "Jay Asher não esteve envolvido na segunda temporada de 13 Reasons Why [...], e esta não será impactada de forma alguma". A temporada foi encomendada após o sucesso de audiência da série, e vai além da obra de Asher, que termina com a morte de Hannah (Katherine Langford). Ainda não há data de estreia.

    Em entrevista concedida ao BuzzFeed, Asher deu sua versão:

    "É muito assustador quando você sabe que as pessoas simplesmente não vão acreditar em você assim que você abrir a boca. Me sinto em conflito a respeito desse assunto em razão do que está acontecendo na nossa cultura e em quem as pessoas devem acreditar ou não", disse em uma menção clara à onda de denúncias em Hollywood após o escândalo de Harvey Weinstein

    O autor disse que os e-mails que o denunciavam, recebidos pela SCBWI, foram lidos por seu agente, a quem Oliver encaminhou as mensagens, e revelou ainda que foi escolha dele mesmo deixar a Associação:

    "Eu entendo o dilema em que eles estão, com tudo o que está acontecendo, e que querem se proteger", disse. "Eu amo a organização, mas eles não decidiram me expulsar. Foi minha decisão, apesar de Oliver ter dito que o e-mail não continha nada com o que eles tivessem alguma relação."

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top