Minha conta
    Michael Mann vai produzir e dirigir minissérie sobre a Guerra do Vietnã para o FX

    Com base no livro Hue 1968.

    Jerod Harris

    A Guerra do Vietnã é, sem sombra de dúvidas, um dos eventos preferidos do cinema estadunidense. A missão norte-americana no sudeste asiático, que durou quase 20 anos, teve um grande custo político para o governo dos Estados Unidos e tornou-se o foco de inúmeras produções e alguns clássicos da sétima arte como o épico Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, e Nascido Para Matar, de Stanley Kubrick. Agora, com a migração dos grandes diretores do cinema para a televisão, Michael Mann se unirá ao rol de cineastas que exploraram o conflito armado com a produção da minissérie Hue 1968.

    Baseado no livro homônimo de Mark Bowden (que também escreveu o material base de Falcão Negro em Perigo, dirigido por Ridley Scott), o show do FX acompanhará as causas e consequências da Ofensiva do Tet, um ataque em três fases do exército norte-vietnamita contra as tropas do Vietnã do Sul e dos Estados Unidos que representou um ponto de virada na Guerra.

    Um dos pontos altos do livro é a multiplicidade de pontos de vistas: o conflito específico é relatado por diversos personagens. Esse aspecto caleidoscópico da narrativa deve ser parte da minissérie. Mann produzirá Hue 1968 ao lado de Michael De Luca. Ainda, o realizador responsável por filmes como Fogo Contra Fogo e O Informante dirigirá alguns episódios do show, incluindo o piloto.

    Segundo Mann, o livro é uma "obra-prima de não-ficção intensamente dramática". Em comunicado oficial, o cineasta enalteceu o estilo narrativo empreendido por Bowden: "Nós somos eles. Não existem personagens de fundo, pessoas abstraídas em estatísticas, contagens de corpos. Há uma sensação de que todos são personagens específicos, assim como é na vida. O brilho da narrativa de Bowden, a proeza de entrevistar centenas de pessoas de ambos os lados e fazer dessas histórias humanas a fundação de sua obra, é o porquê de Hue 1968 atingir o poder emocional e a universalidade de obras como 'Por Quem os Sinos Dobram' e 'Nada de Novo no Front'".

    As filmagens dos 10 episódios de Hue 1968 estão progrmadas para começar no fim do ano.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top