Minha conta
    Jodie Foster revela que dirigir é um sonho de infância ao comentar seu trabalho em Orange is The New Black

    A vencedora de dois Oscars cita sua experiência como atriz e o aprendizado com grandes cineastas como moldes de seu estilo de direção.

    Orange Is The New Black recebeu nove indicações em sua primeira incursão pelo Emmy Awards. Uma delas foi para ninguém menos que Jodie Foster, vencedora de dois Oscars (Acusados e Silêncio dos Inocentes, além de indicações por Taxi Driver e Nell) em sua carreira como atriz e colhendo bons frutos de sua crescente atuação como diretora na telinha.

    A indicação foi pelo episódio da primeira temporada “Lesbian Request Denied”, pelo qual Jodie teve apenas oito dias para filmar e muito pouco tempo de ensaio com os atores. Para a atriz-diretora, porém, o tempo de planejamento restrito não é necessariamente um empecilho, e nesse caso específico possibilitou que ela extraísse do elenco um dos aspectos mais positivos de sua direção dos atores.

    “Existe uma espontaneidade que você não pode obter de outra forma. Há uma verdade nisso”, disse Foster em entrevista ao The Hollywood Reporter, mostrando a diferença que seus 48 anos de experiência à frente das câmeras fazem nessa transição para o outro lado. “Os atores podem ficar desgastados tanto quando têm muito tempo para pensar, como quando precisam gravar [uma mesma tomada] muitas vezes. Eu sei o que acontece quando você tem que fazer uma mesma coisa 120 vezes”.

    Os fatos mostram que seus métodos como diretora foram um sucesso. Esse ano, bem antes do reconhecimento do Emmy, Foster fechou outros dois acordos com o Netflix, tendo dirigido “Thirsty Bird”, pela segunda temporada da mesma OITNB, e o "Capítulo 22" de House of Cards. Em seu trabalho de direção na TV ou, de Mentes Que Brilham a Um Novo Despertar, no cinema, Foster diz que não segue um tipo de técnica específico, e sim molda seu estilo de acordo com o que aprende com cada diretor.

    “Eu não sou como Spike Lee, David Fincher, Robert Zemeckis ou Martin Scorsese. Mas há lições importantes que você aprende com todo mundo. E então surge a inspiração de alguém criar uma assinatura ou encontrar o seu próprio jeito”, explicou Foster, que descobriu ainda muito pequena que “dirigir era a coisa em que ela mais se interessava”:

    “Eu lembro que eu tinha 6 ou 7 anos em The Courtship of Eddie’s Father, com Bill Bixby, que estava dirigindo. Eu pensei ‘Uau, eu não sabia que atores podem dirigir’”, contou Jodie Foster, citando o eterno Bruce Banner da lendária série de TV O Incrível Hulk como a primeira inspiração para sua versátil carreira artística.

    O Netflix renovou tanto Orange Is The New Black como House of Cards para suas respectivas terceiras temporadas em 2015, em dia e mês ainda indefinidos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top