Ao longo de oito temporadas, quem acompanhou a aclamada adaptação dos livros de George R. R. Martin viveu muitas tensões, decepções e, claro, momentos inesquecíveis. Com tanta coisa acontecendo, é até fácil esquecer de algumas cenas marcantes, principalmente das primeiras temporadas.
Mas ainda no começo, Game of Thrones já mostrava que cenas grandiosas não eram privilégio do cinema. Quem disse que as lutas mais espetaculares só acontecem nas telonas? Certamente não D. B. Weiss e David Benioff! Em 2012, na hora de encenar o primeiro confronto verdadeiramente épico e em larga escala, os criadores não pouparam esforços para oferecer uma experiência extraordinária.
A primeira grande batalha de Game of Thrones
HBO
Intitulado "Blackwater", em referência à baía de Porto Real, o 9º episódio da segunda temporada revelou três coisas importantes: que os episódios finais de cada temporada seriam eventos imperdíveis, que a série tinha ambição (e verba) para cenas colossais, e que não tinha medo de transformar os livros de Martin em espetáculo visual.
A batalha começa de tirar o fôlego. A noite cai sobre Porto Real, e Tyrion (Peter Dinklage) observa a frota de Stannis Baratheon (Stephen Dillane) se aproximando como uma mancha escura e ameaçadora. A bordo dos navios, a confiança é total — a vitória parece certa. No navio líder, porém, o comandante Davos Seaworth (Liam Cunningham) avista algo estranho: um barco solitário, à deriva e vazio, vem em sua direção.
Séries da HBO vão para a Netflix? O que a compra do estúdio significa para Harry Potter, Game of Thrones e todo o streamingÉ tarde demais quando ele percebe a armadilha. Uma flecha flamejante, disparada por Bronn (Jerome Flynn) sob ordens de Tyrion, corta o céu e atinge o barco-fantasma. Encharcado de fogovivo, um combustível impossível de apagar, a embarcação explode numa colossal labareda verde, destruindo metade da frota num piscar de olhos.
O caos continua magistralmente nas muralhas de Porto Real, onde os exércitos Lannister enfrentam as forças de Stannis em um combate brutal e exaustivo. No desfecho, é a chegada surpresa de Tywin Lannister (Charles Dance) — e não de Jaime — com reforços que finalmente garante a vitória e salva a cidade.
Game of Thrones provou, ali, que era visualmente deslumbrante e narrativamente ousada.
E se você quiser reviver (ou descobrir) essa e todas as outras batalhas, todas as temporadas estão disponíveis na HBO Max.