Foi o momento que todos os espectadores de Game of Thrones esperavam impacientemente desde a 1ª temporada da série da HBO Max: o retorno dos Starks, e mais especificamente de Jon Snow (Kit Harington), a Winterfell, e sua vingança contra a terrível Casa Bolton, cujo principal representante — o desprezível Ramsey (Iwan Rheon) — gradualmente se estabeleceu como a pior escória de Westeros!
Então é nos portões da fortaleza Stark (há muito tempo nas mãos dos Boltons) que o encontro acontece, as negociações acirradas entre as duas partes e, finalmente, o confronto implacável entre os dois exércitos.
"Assisti a todas as batalhas que pude encontrar."
Foi uma flecha de Ramsay, disparada nas costas do jovem Rickon Stark (Art Parkinson) no campo de batalha, que acendeu o pavio. Ouvindo apenas sua fúria contra o inimigo, Jon atacou sozinho e de cabeça contra as forças de Bolton, eventualmente se juntando às suas próprias tropas, que colidiram com seus adversários com um estrondo terrível.
HBO Max
O que se segue é a primeira batalha campal real em Game of Thrones (pelo menos nessa escala), mas também uma das cenas de guerra mais impressionantes e violentas já mostradas em uma tela, grande ou pequena.
"Assisti a todas as batalhas que pude encontrar, até mesmo filmagens de batalhas reais, para entender a organização de tais eventos, o que funciona, o que não funciona, o que te tira do momento, o que te mantém na ponta da cadeira... Nossa referência foi Ran, de Akira Kurosawa", explicou Miguel Sapochnik, o diretor do episódio, à Entertainment Weekly em 2016.
De fato, rivalizando sem o menor problema com certas sequências épicas do cinema, a Batalha dos Bastardos pretende ser realista, brutal e implacável. Notavelmente carregada por uma tomada-sequência de tirar o fôlego, sempre foi prevista como um dos pontos altos da série e meticulosamente preparada pelos produtores, é o que diz D.B. Weiss:
Desde o início, tínhamos em mente oferecer um confronto nunca antes visto na série.
"Uma batalha campal medieval"
Uma batalha campal medieval onde dois grupos rivais trazem todas as suas forças para o mesmo campo de batalha em um momento escolhido e lutam até que um deles seja derrotado.
É um padrão recorrente na história da humanidade. Analisamos todas as abordagens cinematográficas sobre o tema, mas nenhuma deu a impressão de estar no centro da batalha, de vivenciá-la de dentro e perceber sua geografia.
HBO Max
"Queríamos dar às pessoas a sensação de que tudo pode acontecer, com flechas caindo, soldados caindo em batalha, pessoas sendo pisoteadas por cavalos.", acrescentou David Benioff .
No final deste episódio excepcional e deste confronto espetacular, que acaba virando a favor dos Stark graças à intervenção de Sansa (Sophie Turner), é um confronto febrilmente aguardado pelos espectadores que finalmente temos o prazer de presenciar. É, portanto, com socos (e depois presas) que as disputas entre os Starks e os Boltons são devidamente resolvidas, assim como a pontuação pessoal de Ramsay.