Não são só novelas que a TV Globo sabe produzir: a emissora também fez minisséries que foram sucesso de audiência. Com uma trama cativante e elenco de peso, Hoje é Dia de Maria ficou marcada na memória do público, mas alguns atores desapareceram das telinhas e hoje seguem uma profissão bem diferente.
Esse é o caso de Taynná Pina. À primeira vista, pode ser que você não a reconheça, afinal, na época das gravações ela tinha apenas nove anos. A ex-atriz mirim viveu Joaninha, filha da personagem de Fernanda Montenegro. Apesar do papel relevante, ela abandonou a carreira de atriz para se dedicar a outra paixão e viver no anonimato.
De atriz mirim da Globo ao anonimato
Hoje é Dia de Maria é uma adaptação da obra de Carlos Alberto Soffredini, feita por Luís Alberto de Abreu e Luiz Fernando Carvalho. Exibida originalmente em janeiro de 2005, em celebração aos 40 anos da Globo, a minissérie que mistura linguagem teatral com muitos simbolismos foi muito elogiada pela crítica.
Gianne Carvalho/TV Globo
A trama segue a jornada de Maria (Carolina Oliveira), uma menina que perdeu a mãe muito cedo e, ao ver seu pai (Osmar Prado) virar alcoólatra, acreditava que ter uma madrasta seria a solução. No entanto, quando ele se casa novamente, a tão esperada Madrasta (Fernanda Montenegro) – que é mãe de Joaninha, uma menina que vive comendo milho – passa a maltratá-la, e ela decide fugir em busca de seu grande sonho: chegar às "franjas do mar".
No caminho, ela encontra personagens místicos e enfrenta o próprio Diabo (Stênio Garcia), que rouba sua infância e a transforma em mulher (Letícia Sabatella). A história também apresenta um romance inesperado, já que Maria descobre que o seu grande amor é o pássaro que a acompanhou ao longo de toda a viagem e que, durante a noite, transforma-se em um lindo homem, chamado Amado (Rodrigo Santoro).
Ele foi um grande galã da Globo e desapareceu das telinhas: Por onde anda Malvino Salvador?Ao relembrar as cenas ao lado de Montenegro, Taynná foi só elogios. "Foi mágico! Ela é uma querida, muito fofa. Não tinha muita noção da grandiosidade das pessoas que estavam gravando comigo, mas era uma delícia conviver com Dona Fernanda, Letícia Sabatella, Daniel de Oliveira", disse em entrevista ao Gshow.
Depois da obra, Taynná participou de outros trabalhos na TV, como Zorra Total, Páginas da Vida (2007) e Geração Brasil (2014). No entanto, se viu confusa quando o assunto era qual carreira seguir e passou a se dedicar aos estudos.
Taynná Pina hoje
Aos 18 anos, ela decidiu seguir como modelo plus size graças ao apoio da família. Seu irmão, que é fotógrafo, foi quem a ajudou a fazer os primeiros trabalhos. Depois, as coisas foram fluindo. "Sempre gostei muito de ser fotografada e sempre gostei muito de moda. Quando começaram a surgir as modelos plus size foi um grande incentivo pra mim", disse em entrevista à Caras.
"A Fluvia Lacerda (modelo brasileira considerada a Gisele Bündchen do plus size), com certeza, foi uma grande inspiração. Fabiana Karla também. Tem que ter muita coragem para se assumir seu corpo, e elas fizeram isso com louvor".
Hoje, aos 29 anos, ela vive uma vida privada e não compartilha nada pessoal, mas uma coisa é fato: Taynná sempre será lembrada pela fofa Joaninha!