Ao longo dos anos, a TV Globo investiu pesado em minisséries que foram um estouro de audiência e ficaram marcadas na memória do público pela qualidade de suas histórias cativantes. No entanto, nem todo sucesso é capaz de garantir que alguns atores sigam no meio artístico, e foi isso o que aconteceu com a protagonista de um clássico da emissora.
À primeira vista, pode ser que você não a reconheça, mas Carolina Oliveira brilhou como Maria quando tinha apenas 11 anos na minissérie Hoje é Dia de Maria. Na época, contracenou com Fernanda Montenegro e, depois, conquistou papéis em grandes novelas. Hoje, ela segue como atriz, mas também exerce outra profissão, bem diferente, no exterior.
De atriz mirim a uma nova vida
Hoje é Dia de Maria, adaptação da obra de Carlos Alberto Soffredini assinada por Luís Alberto de Abreu e Luiz Fernando Carvalho foi exibida originalmente em janeiro de 2005, em celebração aos 40 anos da Globo. Naquele ano, a pequena Carolina roubou a cena e alcançou um feito inédito: foi a primeira atriz brasileira a ser indicada ao Emmy Internacional!
A trama segue a jornada de Maria, uma menina que perdeu a mãe muito cedo e, ao ver seu pai (Osmar Prado) virar alcoólatra, acreditava que ter uma madrasta seria a solução. Quando ele se casa novamente, porém, a tão esperada Madrasta (Fernanda Montenegro) passa a maltratá-la, e ela decide fugir em busca de seu grande sonho: chegar às "franjas do mar".
TV Globo/Instagram
No caminho, ela encontra personagens místicos e enfrenta o próprio Diabo (Stênio Garcia), que rouba sua infância e a transforma em mulher (Letícia Sabatella). A história também apresenta um romance inesperado, já que Maria descobre que o seu grande amor é o pássaro que a acompanhou ao longo de toda a viagem e que, durante a noite, transforma-se em um lindo homem, chamado Amado (Rodrigo Santoro).
Com muitos simbolismos e profundidade, aliado à excelente direção de arte e à linguagem teatral, a minissérie agradou em cheio ao público. Ela abriu muitas portas para a jovem atriz, que passou por novelas como Páginas da Vida (2006), Caminho das Índias (2009) e I Love Paraisópolis (2015). Seu último trabalho na TV foi em Gênesis (2021), da Record.
Depois disso, Carolina Oliveira decidiu deixar o Brasil e se mudar para Barcelona, na Espanha, onde, em 2023, lançou seu primeiro trabalho como cantora, o single Perfect Reflection, totalmente em inglês. No ano seguinte, gravou outra música, desta vez em espanhol.
"Eu não aguentava mais": Ele foi um dos atores mirins mais talentosos de sua geração, mas desapareceu da TV após trauma com a famaHoje, aos 31 anos, a artista faz um curso de especialização em terapia Gestalt, uma abordagem da psicologia, e comanda seu próprio negócio: uma agência de marketing.
"Comecei a atuar muito nova, então acabei não tendo tempo para explorar outras áreas. O marketing é uma área que gosto muito. Faço criação de conteúdo, produção e direção criativa para algumas marcas", disse em entrevista a Gabriel Menezes, do jornal O Globo.
No entanto, Carolina não se afastou completamente da atuação. Na verdade, concilia a antiga e as novas paixões sempre que pode. Inclusive, acabou de rodar o filme brasileiro Juliana Contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João Batista, dirigido por Roger Elarrat.
"Filmamos em Belém, em locações incríveis e com muitas cenas no barco. É uma história que tem muito de folclore, de cultura, mas também amor, mistério e um pouco de suspense", disse.