Cenas de boas surras e brigas explosivas fazem parte das novelas desde sempre. Afinal, movimentam (e muito) a trama. No entanto, mesmo com todo o cuidado das emissoras para preservar a integridade física dos atores, nem sempre os embates da ficção saem como o planejado, chegando até a traumatizar alguns profissionais envolvidos.
Foi exatamente o que aconteceu nos bastidores de A Próxima Vítima (1995). Se você assistiu à novela policial de Silvio de Abreu, deve se lembrar das inúmeras cenas intensas da trama. E, em meio a tanto realismo, um tapa de verdade acabou escapando, deixando Claudia Ohana revoltada após seu colega de cena errar o movimento durante a gravação.
Cena fez atriz entrar em crise
Na novela das 21h que parou o Brasil com sua sequência de assassinatos misteriosos, Claudia Ohana interpretou Isabela Ferreto, uma mulher manipuladora e ambiciosa. Para se dar bem, usava e traía os homens com quem se relacionava sem culpa, o que fez a personagem a ser brutalmente atacada, enquanto o público torcia para que ela fosse desmascarada.
Ao longo da trama, a personagem protagonizou grandes barracos, e um deles aconteceu após ser flagrada na cama com Marcelo (José Wilker) pelo noivo, Diego (Marcos Frota). Na sequência, o homem a arrastava, vestida de noiva, pela mansão e a agredia repetidas vezes, em uma cena violenta demais para os padrões de hoje. Relembre o momento:
No entanto, o que era para ser apenas ficção acabou se tornando real. Em entrevista recente ao podcast Desculpa Alguma Coisa, a atriz revelou a Tati Bernardi que seu colega de cena, Marcos Frota, lhe deu um tapa de verdade. A situação foi tão tensa e dramática que Claudia chegou a afirmar que não queria mais gravar com ele. Vixe!
"Eu me lembro do dia em que fiz. Eu tive um ataque no dia porque ele [Marcos Frota] me deu um tapa de verdade e eu saí chorando, falando: ‘Não vou gravar essa cena, não estou aqui para levar tapa de ninguém’. Isso era a Cláudia falando", relembrou a estrela.
“Horror de ser humano”: Há 9 anos, novela da Globo foi marcada por climão entre atriz e diretora - que ameaçou deixá-la na "geladeira"!Apesar de as coisas terem saído do controle, essa não foi a única cena violenta que a atriz gravou na novela. Sim, foi a única vez que o tapa foi real, mas a personagem enfrentou muitas situações complexas ao longo da história. Em outra ocasião, a personagem Isabela foi esfaqueada por Marcelo após ser pega com outro homem.
TV Globo
"Eu acho que essa cena não se gravaria hoje de jeito nenhum. Não pode. É muita violenta a cena e eu me lembro de ter medo na hora de gravar. E as pessoas adoravam ver isso, adoravam ver a Isabela sendo espancada, sendo esfaqueada. É uma coisa violenta à beça.", afirmou.
Ela ainda refletiu sobre o tema: "Nenhuma mulher merece ser espancada ou esfaqueada por traição. Porque imagina se os homens fossem espancados e esfaqueados por causa disso... não ia sobrar um, né?"
Hoje, aos 62 anos, Claudia Ohana está longe das novelas e se dedica principalmente às redes sociais. Além de A Próxima Vítima, a atriz coleciona em seu currículo grandes sucessos da teledramaturgia como Tieta (1989), Rainha da Sucata (1990), Vamp (1991) e A Favorita (2008). Seu último trabalho em novelas foi em Vai na Fé (2023).