Não é incomum vermos caracterizações impressionantes nas produções – e algumas são tão marcantes que fazem o público se perguntar quem é o ator ou atriz por trás daquele personagem. Esse é o caso de um nome bem marcante de A Viagem (1994) que, apesar de ter feito sucesso na trama, pouco se fala sobre seu verdadeiro intérprete.
Estamos falando do Mascarado, um dos grandes destaques da novela, atualmente reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. O misterioso personagem sempre despertou curiosidade nos telespectadores sobre quem estaria por trás da máscara branca.
Na reprise da trama de Ivani Ribeiro, sua identidade foi revelada recentemente: trata-se de Adonai, ex-noivo de Carmem (Suzy Rêgo), que teve o rosto desfigurado por queimaduras após um incêndio. Mas o que pouca gente sabe é o nome do ator responsável por dar vida a essa caracterização radical – e é isso que o AdoroCinema revela para você!
Quem é o Mascarado de A Viagem?
Breno Moroni é o nome por trás do Mascarado. Multifacetado, ele é ator, mímico e artista circense, características que fizeram toda a diferença na interpretação do personagem, que passou grande parte da trama sem falar, comunicando-se apenas por meio de gestos.
Aliás, o artista foi escolhido pelo diretor Wolf Maya depois que dois atores recusaram o papel. E, para completar, o Mascarado inicialmente teria poucas aparições, mas acabou se tornando um dos personagens mais queridos da novela, ganhando cada vez mais espaço na história..
Reprodução/TV Globo/Facebook
O artista estreou na TV com uma aparição na abertura da novela Champagne (1983) e, a partir daí, marcou presença em vinhetas de outros títulos como Transas e Caretas (1984) e O Salvador da Pátria (1989). Mesmo que breve, a visibilidade conquistada foi suficiente para que ele fosse convidado a participar de diversos comerciais.
Como ator, fez pequenos papéis em novelas como Vira-Lata (1996), O Clone (2001), Um Anjo Caiu do Céu (2001) e Kubanacan (2003). Sua última aparição nas telinhas foi na série Mandrake (2005), do canal HBO Brasil em parceria com a Conspiração Filmes.
Hoje, aos 71 anos, Breno Moroni se dedica ao teatro não apenas como ator, mas também como autor e diretor. Além disso, ministra cursos voltados à formação artística, com foco em circo e expressão corporal.
Nem Tieta, nem A Viagem: A novela de maior audiência do Vale A Pena Ver De Novo é uma das tramas mais leves e divertidas que a Globo já produziuO que acontecerá com o Mascarado nos próximos capítulos de A Viagem?
Após descobrir que o Mascarado (Breno Moroni) é, na verdade, Adonai, seu ex-noivo, Carmem (Suzy Rêgo) o confronta e o chama de covarde. Em seguida, o misterioso homem levanta a máscara e revela as queimaduras, deixando a amada em completo choque. Veja a cena:
No capítulo desta terça-feira (30), Carmem declara que ainda o ama e que deseja ficar ao seu lado. Mas, para a tristeza dos que torcem pelo casal, Adonai acredita que não poderá fazê-la feliz por causa das cicatrizes e recusa reatar a relação.
Mais para frente, incentivado por ela, Adonai tentará uma cirurgia plástica, mas o resultado não sairá como esperado, e por isso decide ir embora para sempre. Carmem vai ao hospital para visitá-lo, mas será surpreendida ao encontrar apenas uma carta de despedida.
Depois de tudo isso, Adonai ficará entregue à solidão, enquanto Carmem seguirá em frente e encontrará um novo amor, casando-se com Ígor (Jayme Periard).
A Viagem é exibida de segunda a sexta-feira, a partir das 17h15 (horário de Brasília), na TV Globo. Além disso, todos os capítulos da novela, em sua versão original, também estão disponíveis para assinantes do Globoplay.