"Nós falhamos": Esse drama coreano ainda nem estreou e já está sendo massacrado
Nathalia Jesus
Nathalia Jesus
-Redatora e crítica
Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

O K-drama está sendo acusado de reforçar racismo e estereótipos culturais.

O novo drama coreano da emissora MBC, intitulado To the Moon, ainda nem foi lançado e já está causando burburinhos.

O K-drama entrelaça a vida de três mulheres sedentas pela vitória. Jung Da-hae (Lee Sun-Bin), que trabalha como contratada em uma equipe de relações-públicas e marketing na Marone Confectionery. Ela espera conseguir um emprego em tempo integral, mas não é fácil. A mulher é próxima de Kang Eun-Sang (Ra Mi-Ran), da equipe de vendas, e Kim Ji-Song (Jo A-Ram), da equipe de contabilidade.

To The Moon
To The Moon
Data de lançamento 2025-09-19
Séries : To The Moon
Com Lee Sun-bin, Mi-ran Ra, Young-dae Kim

Eun-Sang sonha em enriquecer. Por outro lado, Kim Ji-Song vive no limite, sem se preocupar com o amanhã e se concentra em ser feliz. Suas vidas sofrem uma mudança radical quando Eun-Sang insere o trio em um investimento em moedas digitais para ganhar dinheiro.

To the Moon, no entanto, foi alvo de críticas na última semana. De acordo com o site coreano MyDaily, tudo começou graças ao lançamento do primeiro teaser do drama. No vídeo em questão, as três protagonistas aparecem como uma paródia dos nostálgicos comerciais de sorvete coreanos das décadas de 1980 e 1990.

Com as atrizes em trajes inspirados na cultura árabe, cenas de saída de uma lâmpada mágica, música animada de flauta e uma exagerada "dança do twist", o clipe pretendia oferecer uma comédia leve. O público, porém, não viu dessa forma e criticou o teaser em fóruns e redes sociais.

MBC

"Se você ainda não consegue diferenciar as diferenças culturais em 2025 e se baseia em estereótipos, você deveria sair da indústria da mídia", escreveu um usuário no X (antigo Twitter). "A MBC está fazendo um cosplay barato de Aladdin. É completamente racista e ridículo", digitou outro.

Eles se ofendem quando confundidos com chineses ou japoneses, mas zombam livremente de outras culturas com estereótipos. Fazer caricaturas de culturas é rude e racista.

Em meio a crescentes críticas, a MBC rapidamente apagou o teaser de suas contas oficiais no YouTube e nas redes sociais. Em declaração ao MyDaily, a equipe de produção reconheceu o problema:

"O teaser de To the Moon foi criado como uma paródia de comerciais populares de sorvete das décadas de 1980 e 1990, inspirado no cenário da série, uma confeitaria. No entanto, nós falhamos ao não consideramos como isso poderia ser percebido em outras culturas. O vídeo foi excluído e seremos mais cautelosos e atenciosos daqui para frente para evitar desconfortos."

To the Moon estreia em 19 de setembro e ainda não tem previsão para lançamento no streaming.

facebook Tweet
Links relacionados