"Nunca fui tão maltratada": Há quase 30 anos, Sônia Braga abandonou essa novela após treta com Silvio Santos
Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.

A estrela internacional e o SBT acabaram brigando na Justiça.

Nem sempre os bastidores das novelas são feitos apenas de bons momentos – e Sônia Braga sabe bem disso. Em 1996, ela quase foi par romântico de Fábio Jr. em uma novela, mas uma treta daquelas fez com que sua estreia no SBT nunca acontecesse – e até Silvio Santos estava envolvido.

Tudo começou quando a atriz foi confirmada no elenco da novela Antônio Alves, Taxista. Essa seria a primeira vez em 16 anos que a atriz atuaria no Brasil, já que sua última novela havia sido Chega Mais (1980), da TV Globo. Nesse meio tempo, ela passou a se dedicar à carreira internacional, mas demonstrou ânimo em retornar às origens.

"Estou louca para fazer novela no Brasil e tenho certeza de que Fábio e eu vamos nos divertir. Mas nada está acertado. Vou ler a sinopse e decidir se a personagem é para mim ou não", disse ao jornal O Globo na época. E sim, tudo foi acertado depois.

O próprio Silvio Santos negociou o contrato com Sônia, que chegou a gravar as primeiras cenas. Mesmo com pouco material gravado, o nome da atriz estava sendo cogitado para protagonizar outra novela do canal: A Pantera. No entanto, o projeto nunca saiu do papel e, para completar, a parceria entre o canal e a estrela terminou antes mesmo da novela com Fabio Jr. ir ao ar.

Getty Images

Processo e adeus ao SBT

Sônia Braga foi afastada das gravações após diversas faltas seguidas. Se, de um lado, o SBT alegava que a atriz havia faltado de propósito, de outro, ela dizia que havia apresentado licença médica para tais faltas.

"Não havia espaço para mim. Chegou uma hora em que eu parei e me perguntei: 'onde foi que eu errei, ao aceitar este papel?", disse ela ao Jornal do Brasil.

Em outra ocasião, em entrevista ao O Estado de S. Paulo, ela deixou ainda mais clara sua indignação com o desligamento. O jornal escreveu: "[Sônia] Adoraria voltar a fazer uma novela no Brasil, mesmo acreditando ter vivido uma das experiências mais humilhantes de sua vida durante o mês em que gravou a novela na Argentina. 'Nunca fui tão maltratada em minha carreira'".

Polêmicas nos bastidores, ciúmes e rejeição: 12 atores que abandonaram suas novelas no meio da trama

Em menos de trinta dias após a notícia vir à público, o SBT moveu um processo contra ela pelo descumprimento do contrato. É claro que Sônia não deixou barato e também processou a emissora por ter sido afastada sem justa causa, já que havia apresentado atestado médico.

O resultado do processo nunca foi divulgado e Sônia Braga não voltou a trabalhar em produções do SBT. No fim, quem ficou com seu papel ficou com Daniela Camargo.

Apesar da mágoa, a estrela participou de projetos no Brasil depois disso viu?! Entre eles estão Tieta do Agreste (1996) e Páginas da Vida (2006).

facebook Tweet
Links relacionados