Você já parou para pensar quem é o ator que mais fez novelas no Brasil? Em um país onde a teledramaturgia é um verdadeiro fenômeno cultural, muitos artistas veteranos deram início às suas trajetórias ainda na era pioneira da TV, lá na década de 1960.
O recordista de novelas acumulou impressionantes 59 produções em seu currículo – e pôde ser visto na telinha até dezembro do ano passado, quando chegou ao fim a segunda reprise de Alma Gêmea, sucesso de Walcyr Carrasco na TV Globo.
Infelizmente, ele nos deixou em outubro de 2024, mas seu legado na televisão brasileira é eterno. Algum palpite de quem estamos falando?
Conheça o ator que mais fez novelas no Brasil
Se você pensou no saudoso Emiliano Queiroz, acertou em cheio! O Tio Nardo (Bernardo) de Alma Gêmea fez três novelas na TV Paulista (atual TV Globo São Paulo) e outras 56 na TV Globo, incluindo a versão censurada de Roque Santeiro (1975) e 13 participações especiais. Isso sem contar suas contribuições em minisséries, séries, humorísticos e programas infantis.
Nem Glória Pires, nem Ana Rosa: A atriz que mais fez novelas no Brasil é outra artista querida pelo públicoNascido em 1936, na cidade de Aracati, no Ceará, Emiliano começou no teatro aos 14 anos e, aos 17, mudou-se para São Paulo determinado a construir sua carreira como ator. Sua estreia na teledramaturgia aconteceu aos 28 anos na novela Eu Amo Esse Homem (1964), da TV Paulista.
No ano seguinte, integrou o elenco de Ilusões Perdidas, a primeira telenovela produzida pela TV Globo. A partir daí, ele foi participando de uma novela atrás da outra, consolidando-o como um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira.
Reprodução/Globo
Entre seus inúmeros papéis, um dos mais marcantes para o público foi o inesquecível Dirceu Borboleta, de O Bem-Amado. Emiliano deu vida ao personagem tanto na novela de 1973 quanto na série derivada, exibida entre 1980 e 1984.
O ator também integrou o elenco de diversas outras tramas de sucesso, como Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972), Pecado Capital (1975), Pai Herói (1979), Começar de Novo (2004) e Meu Pedacinho de Chão (2014). Sua última aparição em novelas foi uma participação especial em Além da Ilusão, de 2022.
"Uma das piores experiências da minha vida": Após 20 anos, Globo retorna com novela problemática que quase ninguém gostou – nem mesmo o autor!Emiliano Queiroz faleceu no dia 4 de outubro de 2024, aos 88 anos, devido a complicações decorrentes de uma parada cardíaca.
Quantas novelas Tony Ramos fez?
A verdade é que Tony Ramos não está muito atrás de Emiliano Queiroz. Até o momento, ele participou de 56 novelas, incluindo 8 participações especiais (em três delas, interpretando a si mesmo). Foram 17 tramas na extinta TV Tupi e 39 na TV Globo, onde estreou na novela Espelho Mágico, de Lauro César Muniz, em 1977.
Um fato curioso é que, desde sua chegada à "plim-plim", Tony nunca mais saiu do ar, seja em produções inéditas, participações ou reprises.
Estevam Avellar/Globo
E Tarcísio Meira, participou de quantas novelas?
Embora Tarcísio Meira, falecido em agosto de 2021, tenha participado de 36 novelas na TV Globo – três a menos que Tony Ramos –, sua experiência fora da emissora de Roberto Marinho foi mais limitada em comparação com a de seu colega de profissão.
Tarcísio atuou em quatro novelas na TV Tupi e em outras oito na antiga TV Excelsior, totalizando 48 novelas em sua carreira. Ainda assim, é um número impressionante, não acha?
João Miguel Júnior/TV Globo
Com outros grandes números de novelas no currículo, estão: Elias Gleizer (52 novelas); Mauro Mendonça (51 novelas); Francisco Cuoco (50 novelas); Lima Duarte (50 novelas); Milton Gonçalves (47 novelas); Ary Fontoura (46 novelas); Osmar Prado (41 novelas); Stênio Garcia (41 novelas); e Reginaldo Faria (39 novelas).