Ao longo dos anos, muitos atores brasileiros tiveram partidas precoces que os impediram de aproveitar as melhores fases de suas carreiras. Em situações como essa, é comum encontrar algum consolo na ideia de que aquela pessoa finalmente poderá "descansar". Mas, no caso de um ator de A Viagem (1994), não foi exatamente isso o que aconteceu.
Irving São Paulo pode ser visto na atual reprise da novela de Ivani Ribeiro, em exibição desde maio no Vale a Pena Ver de Novo. Na trama de temática espírita, ele interpretou o músico Zeca, filho de Agenor (John Herbert) e irmão de Lisa (Andréa Beltrão).
Com uma carreira promissora, Irving destacou-se em diversas produções da TV Globo, tanto antes quanto depois de A Viagem. Sua trajetória, porém, foi interrompida em agosto de 2006, quando faleceu muito jovem, aos 41 anos de idade.
No entanto, seu velório, que deveria ser um momento de despedida e respeito, acabou ganhando repercussão nacional por um motivo triste. O clima no local foi de tumulto, com gritaria, discussões e até xingamentos.
Trajetória e velório tumultuado
Nascido em Feira de Santana, na Bahia, Irving São Paulo era filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do também ator Ilya São Paulo. Começou a atuar ainda na infância, no cinema, e estreou na televisão em 1982, na novela Final Feliz, da mesma autora de A Viagem.
Em seu currículo, destacam-se títulos como Champagne (1983), Bebê a Bordo (1988), Mulheres de Areia (1993), Torre de Babel (1998) e Estrela-Guia (2001). Seu último trabalho na TV foi na minissérie Um Só Coração (2004). Após essa participação, ficou afastado da televisão por falta de novos convites, mas continuou atuando no teatro e no cinema.
Reprodução/TV Globo
Em julho de 2006, o ator foi internado em estado grave com um quadro de pancreatite e, após semanas de internação, acabou falecendo em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
Seu velório foi marcado por forte comoção e contou com a presença da imprensa. Muito abalados, os familiares não queriam jornalistas e cinegrafistas no local. A tristeza pela perda de Irving e o ressentimento com a falta de espaço que ele teve na mídia nos últimos anos contribuíram para que os nervos estivessem à flor da pele.
Há 30 anos, atriz de A Viagem morreu apenas um ano após o fim da novela – e deixou cena que parece premoniçãoDurante o enterro, equipes de reportagem foram agredidas pelo irmão do ator, Ilya São Paulo, e chegaram a ter câmeras danificadas. “Vocês são sanguessugas, uns vermes!”, esbravejou Ilya, segundo informações do site O Fuxico. Até uma equipe da RedeTV!, que acompanhava a cerimônia fúnebre, teve equipamentos quebrados.
Apís muita gritaria e confusão, que obrigou os jornalistas a deixarem o cemitério às pressas, o ator Romeu Evaristo, grande amigo de Irving, foi se desculpar com a imprensa e justificou o ocorrido. "A família está magoada, até porque o Irving teve poucas oportunidades na carreira de uns tempos pra cá".
Para relembrar o trabalho de Irving São Paulo, A Viagem está disponível no Globoplay e também é exibida de segunda a sexta-feira, às 17h15 (horário de Brasília), na TV Globo.