Breaking Bad é considerada uma das melhores séries de todos os tempos. Em 62 episódios, a produção liderada por Bryan Cranston e Aaron Paul — sobre um professor de química que se transforma em traficante de drogas — se tornou um clássico. Mas, entre tantos episódios memoráveis, qual seria o melhor de todos?
Um plano quase perfeito
Para Bryan Cranston, que interpretou o icônico Walter White, a resposta é clara. Em entrevista à Entertainment Weekly em 2018, o ator, — também conhecido pela série de comédia Malcolm — declarou que seu episódio favorito é o 5º da 5ª temporada: "Dead Freight" (Um Plano Quase Perfeito).
Nesse episódio, Walter, Jesse e Todd planejam um ousado assalto a um trem de carga para roubar metilamina, um dos ingredientes essenciais na produção da droga. O grupo executa um esquema engenhoso: retira o produto químico e o substitui por água, tudo sem que os operadores do trem percebam.
Netflix
O que realmente impressionou Bryan Cranston
O que mais marcou Cranston, porém, não foi apenas o plano brilhante, mas o impacto emocional do episódio. "Tinha que dar certo — e deu! Foi fantástico!" relembrou. "Os personagens comemoraram eufóricos o sucesso do roubo, mas logo depois uma vida inocente é tirada quando um garoto em uma motocicleta aparece. Enquanto Jesse e Walter tentam decidir o que fazer, Todd simplesmente puxa a arma e atira."
Para o ator, essa virada brutal de tom mostra o verdadeiro poder narrativo da série: "É como se disséssemos ao público: 'Querem emoção? Aqui está. Mas não se esqueçam das consequências'. É o que acontece quando se ignora a moralidade das ações. Foi simplesmente incrível."
Este episódio é um divisor de águas para os personagens, principalmente para Jesse. Na época, ele vivia uma relação estável e cuidava do filho da namorada como se fosse seu. Presenciar a morte de uma criança e sentir-se cúmplice daquele ato o abala profundamente — iniciando um processo de culpa e declínio emocional. Já Walter segue em frente como se nada tivesse acontecido, justificando o crime como "necessário". É aí que Jesse começa a perceber que seu parceiro foi longe demais.
Não por acaso, esse é um dos episódios mais elogiados da série — e merecidamente apontado como o preferido por Cranston. É aquele tipo de capítulo que dá vontade de assistir à série toda novamente. Breaking Bad, sua prequela Better Call Saul e o epílogo El Camino estão disponíveis na Netflix.