O Dia dos Namorados chegou e, com ele, a paixão está no ar. Além de suspirarmos pelos nossos próprios mozões – que já chegaram ou ainda vão chegar à nossa vida –, essa também é a data perfeita para celebrar as mais diversas (e inspiradoras) histórias de amor que estão por aí. E, nesse quesito, a teledramaturgia brasileira dá um show!
Dos casais mais amados aos mais polêmicos, uma coisa é certa: toda novela tem pelo menos um par romântico que conquista o coração do público. Entre tantos nomes icônicos que marcaram época com suas histórias envolventes, algumas duplas se destacaram ainda mais e provaram que o amor é, sim, algo mágico.
Confira abaixo nossa lista com 10 casais inesquecíveis das novelas!
Raí e Babalu - Quatro por Quatro
Divulgação/TV Globo
Em Quatro por Quatro (1994), Raí (Marcello Novaes) e Babalu (Letícia Spiller) conquistaram os telespectadores com um romance divertido que se estendeu para a vida real. Os atores se casaram e tiveram um filho: Pedro Novaes, o Beto de Garota do Momento.
Diná e Otávio - A Viagem
Divulgação/TV Globo
A Viagem (1994) nos presenteou com um dos casais mais memoráveis da TV: Diná (Christiane Torloni) e Otávio (Antônio Fagundes). Tudo começou de uma forma nada amigável entre eles, mas, com o tempo, o amor floresceu. A trama mostrou que esse sentimento pode ir além da vida terrena, com um emocionante reencontro em outro plano. Haja coração!
Romances de novela: Relembre 7 casais que levaram o amor da ficção para a vida realMilena e Nando - Por Amor
Divulgação/TV Globo
Em Por Amor (1997), Milena (Carolina Ferraz) e Nando (Eduardo Moscovis) viveram uma história repleta de altos e baixos, mas enfrentaram tudo e todos para ficarem juntos. O tórrido romance, embalado pela música Palpite, de Vanessa Rangel, é lembrado até hoje.
Matteo e Giuliana - Terra Nostra
TV Globo
Em Terra Nostra (1999), os jovens italianos Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio) encantaram a todos. Após se apaixonarem em um navio de imigrantes e se perderem de vista no desembarque, eles mostraram que o amor pode superar qualquer barreira, já que, no final, terminam juntos para viver uma grande paixão.
Petruchio e Catarina - O Cravo e a Rosa
Divulgação/TV Globo
O Cravo e a Rosa (2000) trouxe o lindo romance entre o caipira Petruchio (Eduardo Moscovis) e a empoderada Catarina (Adriana Esteves). Apesar de serem completamente diferentes, o humor e a paixão entre os dois deixaram nossos corações quentinhos!
Lucas e Jade - O Clone
Divulgação/TV Globo
Em O Clone (2001), a muçulmana Jade (Giovanna Antonelli) e o brasileiro Lucas (Murilo Benício) viviam um amor proibido. Depois de anos afastados, eles se reencontraram no Rio de Janeiro e provaram que o amor pode renascer quando menos esperamos.
Bebel e Olavo - Paraíso Tropical
Divulgação/TV Globo
Você já deve ter visto vídeos de Bebel (Camila Pitanga) e Olavo (Wagner Moura), de Paraíso Tropical (2007), por aí. Cheios de humor e muita intensidade, algumas vezes tentavam negar o amor e fingir que se odiavam mas, na verdade, a paixão sempre foi mais forte.
Maya e Raj - Caminho das Índias
Divulgação/TV Globo
Em Caminho das Índias (2009), novela vencedora do Emmy Internacional, Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi) conquistaram o público depois de superarem os empecilhos do destino e um casamento arranjado para serem felizes juntos.
Niko e Félix - Amor à Vida
Divulgação/TV Globo
E quem não se lembra de Niko (Thiago Fragoso) e Félix (Mateus Solano) em Amor à Vida (2013)? Os dois protagonizaram o primeiro beijo gay em horário nobre da Globo e ficaram marcados para sempre no coração dos brasileiros.
Mafalda e Zé dos Porcos - Êta Mundo Bom!
Divulgação/TV Globo
Em Êta Mundo Bom (2016), Mafalda (Camila Queiroz) e Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi) sempre foram amigos, e o rapaz já havia sido desprezado pela amada. No entanto, no último capítulo da trama, Mafalda larga Romeu (Klebber Toledo) no altar para poder se casar com Zé dos Porcos e finalmente conhecer o "cegonho".