Com a correria do dia a dia, assistir a grandes produções se tornou um desafio. Sejam filmes que ultrapassam uma hora e meia ou séries com muitos episódios de 1h, a questão não é que exista um formato "errado", mas como tem se tornado difícil ter o tempo hábil para apreciar uma obra audiovisual longa da melhor forma.
É por isso que as minisséries têm se tornado cada vez mais populares. Muitas dessas narrativas curtas apresentam histórias fechadas a partir de diferentes gêneros. Como já demonstramos em diversas ocasiões, a Netflix é um celeiro de bons títulos que seguem uma estrutura mais contida - porém não menos intensa a depender da trama.
Só 8 episódios de 15 minutos: Netflix tem a minissérie perfeita para te deixar mais leve no fim do diaBaseado em eventos reais, Narco-Santos é uma série perfeita para uma maratona relativamente rápida. A produção acompanha uma investigação da polícia coreana para encontrar Jeon Yo-hwan (Hwang Jung-min), um perigoso traficante que opera pela Ásia e tomou conta do espaço no Suriname, causando terror pela região.
Para isso, eles precisam da ajuda de Kang In-gu (Ha Jung-woo), um empresário com informações privilegiadas que conheceu o criminoso de perto. Mesmo relutante, ele não tem escolha senão cooperar com o Serviço de Inteligência Nacional.
Netflix
Mas capturar o criminoso será uma tarefa quase impossível, pois ele se apresenta publicamente como uma figura benevolente, conquistando a empatia das pessoas pelo país. Além disso, o traficante se certifica de apagar seus rastros, eliminando qualquer pista de seus negócios ilegais.
Narco-Santos foi avaliado com 71% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, enquanto teve uma aderência maior pela audiência que concedeu 83% de menções positivas ao show. Joel Keller, do Decider, acredita que a série oferece um diferencial por não se levar tão a sério, além de ser "um dos melhores dramas coreanos que já vimos desde Round 6".
A Reserva: Experiência real ajudou atriz a conseguir papel na minissérie de suspense da NetflixEmbora tenha vários pontos interessantes, Narco-Santos também se envolveu em polêmicas. Em 2022, o então ministro de Relações Exteriores do Suriname, Albert Ramdin, fez uma declaração repudiando a série por construir uma representação negativa do país em um serviço de streaming global.
Além disso, a inspiração no criminoso real Bong-haeng tem uma curiosa conexão com o Brasil. Em 2009, ele foi preso no país e extraditado para a Coréia, onde foi condenado a 10 anos de prisão e uma multa de 100 milhões de wons.
Com 6 episódios, Narco-Santos segue disponível no catálogo da Netflix.