Talvez você não saiba, mas Betty, A Feia (1999) não é só uma produção divertida: é a novela de maior sucesso no mundo! Transmitido em mais de 180 países, ou seja, praticamente no mundo todo, o folhetim colombiano tem mais adaptações do que você possa imaginar, incluindo uma versão brasileira que provavelmente está esquecida no seu subconsciente.
A história da mulher guerreira e carismática que, um dia, muda o visual conquistou o coração do público, foi dublada para mais de 15 idiomas e gerou cerca de 25 adaptações ao redor do mundo. Por conta desses números, a trama escrita por Fernando Gaitán entrou para o Livro dos Recordes como a primeira novela verdadeiramente global.
E se você ficou curioso para saber quais são as principais adaptações desse clássico da teledramaturgia – que começou com a "Betty" original, vivida por Ana María Orozco –, vem que o AdoroCinema te conta tudo sobre o "Bettyverso"!
Bela, a Feia (Brasil)

Escrita por Gisele Joras, a novela Bela, a Feia foi ao ar entre agosto de 2009 e junho de 2010 na telinha da Record TV. Com Giselle Itié no papel de Anabela Palhares, a protagonista, o folhetim foi um dos maiores acertos da emissora na época.
Ugly Betty (Estados Unidos)

Ugly Betty, a versão norte-americana exibida pelo canal ABC entre 2006 e 2010, foi estrelada pela atriz America Ferrera. A adaptação fez um sucesso estrondoso e conquistou uma série de prêmios importantes, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Série Cômica de TV, além de um Emmy e outro Globo de Ouro para a protagonista.
Ugly Wudi (China)

A versão chinesa de Betty, A Feia, Ugly Wudi (丑女无敌), foi produzida pela HunanTV e teve Shera Li no papel principal. No entanto, a adaptação gerou polêmica: muitos espectadores e críticos reclamaram que a atriz era bonita demais para interpretar a personagem-título.
Jassi Jaissi Koi Nahin (Índia)

Já na Índia, a novela ganhou o nome de Jassi Jaissi Koi Nahin e foi exibida pela Sony Entertainment Television entre 2003 e 2006. A atriz Mona Singh deu vida à protagonista Jasmeet Walia, mais conhecida como Jassi ou Chasmish Chuhiya – apelido pejorativo que pode ser traduzido como “rata de óculos”. A versão conquistou inúmeros prêmios locais.
Yo Soy Bea (Espanha)

Na versão espanhola, exibida pela Telecinco, a protagonista se chamava Bea (diminutivo de Beatriz), em vez de Betty, e foi interpretada pela atriz Ruth Núñez. Essa adaptação manteve muitos dos enredos da obra original, mas trouxe variações para se adequar ao contexto social da Espanha e ao período em que foi exibida, de 2006 a 2009.
La Fea Más Bella (México)

Uma das versões mais famosas, La Fea Más Bella (A Feia Mais Bela), foi escrita por Rosy Ocampo e estrelada por Angélica Vale no papel de Lety. A trama fez sucesso não apenas no México, mas também em diversos outros países, incluindo o Brasil, onde foi exibida pelo SBT.
Ne Rodis' Krasivoy (Rússia)

Exibida entre 2005 e 2006 pelo canal STS, a versão russa representou um grande desafio para a equipe de roteiristas, especialmente por causa das diferenças culturais entre latino-americanos e russos. A protagonista, chamada Katya, foi interpretada pela atriz Nelly Uvárova.
Verliebt in Berlin (Alemanha)

A adaptação alemã foi exibida entre 2005 e 2007, totalizando 645 episódios divididos em duas temporadas, além de um filme especial que marcou o encerramento da primeira fase. Na trama, a protagonista, vivida por por Alexandra Neldel, ganhou o nome de Elisabeth "Lisa".
Betty em NY (Estados Unidos/México)

Em 2019, vinte anos após a estreia da novela original, foi lançada Betty en NY, uma versão norte-americana em língua espanhola, com um elenco majoritariamente mexicano, voltada principalmente para o público latino nos Estados Unidos. A produção foi feita pela Telemundo e teve a atriz Elyfer Torres no papel de Betty.
Mais "Bettys" pelo mundo
Tudo Por Amor (Portugal, 2002).
Esti HaMekho'eret (Israel, 2003).
Sensiz Olmuyor (Turquia, 2005).
Lotte (Países Baixos, 2006).
Maria, i Asximi (Grécia, 2007).
Ne daj se, Nina (Sérvia e Croácia, 2007).
BrzydUla (Polônia, 2008).
Ošklivka Katka (República Checa, 2008).
Cô gái xấu xí (Vietnã, 2008).
I Love Betty La Fea (Filipinas, 2008).
Gogona Gareubnidan (Geórgia, 2010).
Heba Regl El Ghorab (Egito, 2014).
Ugly Betty Thailand (Tailândia, 2015).
uBettina Wethu (África do Sul, 2021).