Se tem algo que não falta no Brasil são artistas multifacetados. De jornalistas que arriscam passos de dança a cantores que se aventuram na atuação, já vimos de tudo na televisão. Mas uma estrela, em especial, foi além de todas as expectativas: emplacou vários hits em trilhas sonoras de novelas, participou de quatro folhetins e ainda teve seu próprio programa de TV!
É claro que um feito tão marcante só poderia ser dela: a inesquecível Rita Lee (1947-2023). Muito além do título de rainha do rock, Rita também revelou seu talento como atriz em novelas da TV Globo. Será que você se lembra dessas participações?
Rita Lee nas novelas: de esotérica a vampira
A primeira participação de Rita Lee em novelas aconteceu em Top Model (1989), trama das sete escrita por Walther Negrão e Antônio Calmon. Na história, ela interpretou a esotérica Belatrix, codinome de Maria Regina – uma das ex-esposas de Gaspar (Nuno Leal Maia) e mãe de Ringo Star (Henrique Farias) e Jane Fonda (Carol Machado).
Dois anos depois, a cantora voltou à teledramaturgia, desta vez como Lita Ree, uma vampira e cantora de rock famosa, amiga da protagonista Natasha (Cláudia Ohana), na cultuada Vamp (1991), também assinada por Antônio Calmon. Juntas, Rita e Cláudia ainda dividiram os vocais na icônica canção da roqueira, "Doce Vampiro".
Reprodução/Youtube
Muitos anos se passaram até que Rita Lee voltasse a aparecer em uma novela. Isso aconteceu em 2003, com uma participação especial em Celebridade, sucesso de Gilberto Braga. Assim como outros artistas que surgiam na trama, Rita interpretou a si mesma, contracenando com Malu Mader, intérprete da protagonista Maria Clara.
Na época, seu hit "Amor e Sexo" fazia parte da trilha sonora da novela, embalando o romance entre Darlene (Débora Secco) e Vladimir (Marcelo Faria).
Já em 2010, a cantora gravou uma nova versão da música "Ti-Ti-Ti (Galinhagem)" especialmente para a abertura do remake de Ti-Ti-Ti, escrito por Maria Adelaide Amaral. Para fechar com chave de ouro, Rita ainda fez uma participação especial no último capítulo da trama, dividindo o palco com Jaqueline (Claudia Raia)
Mais de Rita Lee na televisão
Mas nem só de novelas viveu a estrela. Rita Lee também marcou presença em diversos programas de TV, começando pelo clássico Os Trapalhões, em 1977, onde interpretou uma fotógrafa durante uma competição de Miss.
Quase duas décadas depois, ela participou do episódio "Presepada de Natal" de Sai de Baixo (1996). No humorístico, Rita surgiu como Scarlet Antibes, a excêntrica prima de Caco Antibes (Miguel Falabella), em uma participação memorável.
Programas próprios? Teve também! Em TVLeezão (1991), da MTV Brasil, Rita comandava uma atração excêntrica e original, com entrevistas, muita música e personagens inusitados criados por ela mesma – tudo com aquele toque irreverente que era sua marca registrada.
Corta para 2006, e ela ganha mais um programa, desta vez no GNT: o talk show Madame Lee. No formato, a artista assumia o papel de uma analista que recebia diferentes personalidades em seu “consultório”, contando com os comentários espirituosos de seu amado e parceiro de vida, Roberto de Carvalho, para enriquecer as conversas.
Divulgação/Marcelo Soubhia/GNT
Antes disso, não dá para esquecer que Rita Lee também integrou a primeira formação do programa Saia Justa, também no GNT, entre 2002 e 2004. Ao lado de Fernanda Young, Mônica Waldvogel e Marisa Orth, ela compôs um time de peso que fazia os telespectadores refletirem com debates inteligentes e bem-humorados sobre a vida.
Seja na música, na teledramaturgia, no cinema ou arrancando boas risadas nas telinhas, o fato é que Rita Lee deixou uma marca eterna na memória – e no coração – dos brasileiros. Afinal, uma rainha nunca perde a majestade!