Atriz de Chocolate com Pimenta foi banida da Globo por suposto roubo e teve uma morte trágica aos 60 anos
Guilherme Rocha
Guilherme Rocha
Fã incondicional de reality shows que poucos admitem assistir, novelas clássicas com vilãs que amamos odiar, além de séries que são o auge do entretenimento despreocupado.
Co-escrito com:
Lucas Leone

Enquanto gravava a novela América, de Gloria Perez, Lucy foi alvo de uma grave acusação nos bastidores e acabou sendo demitida da emissora.

Exibida entre 2003 e 2004, Chocolate com Pimenta é considerada uma das melhores novelas das 18h. Sempre que a comédia romântica de Walcyr Carrasco é reprisada, conquista o público e vira sucesso de audiência. Mas você sabia que uma das atrizes da trama foi banida da Globo após uma acusação de roubo – e, anos depois, teve um fim trágico?

A carioca Lucy Mafra interpretou Venúsia, a funcionária da casa de Vivaldo (Fúlvio Stefanini) e Bárbara (Lilia Cabral). Apesar de ser um papel pequeno, proporcionou a Lucy cenas comoventes com Estelinha (Marcela Barrozo), filha do prefeito e da primeira-dama de Ventura. As duas se tornaram confidentes em meio às falcatruas da família.

Atriz interpretou Venúsia em Chocolate com Pimenta (2003) Reprodução/Globoplay
Atriz interpretou Venúsia em Chocolate com Pimenta (2003)

No entanto, um ano após o fim de Chocolate com Pimenta, Lucy viu sua carreira ser brutalmente interrompida por conta de uma denúncia feita por uma camareira da Globo. Em 2005, a atriz estava no ar como Claudete em América, folhetim de Gloria Perez que também foi um grande sucesso. Sua personagem era amiga de Islene (Paula Burlamaqui) e babá de Flor (Bruna Marquezine), uma menina com deficiência visual.

Nessa época, a artista foi acusada de furtar dinheiro da carteira da atriz Christiane Torloni, que interpretava Haydeé na trama das 21h. A acusação resultou em sua demissão da Globo e na proibição de retornar aos estúdios. Já sua personagem em América foi simplesmente ignorada pela autora, sem qualquer mudança na história que explicasse o sumiço.

Depois da polêmica, Lucy não conseguiu mais oportunidades de trabalho na televisão, limitando-se a algumas participações esporádicas no teatro. Ela se mudou com a mãe para Vassouras, no interior do Rio de Janeiro, e passou a depender da ajuda financeira de amigos. Com a morte da mãe, em 2014, a atriz ficou sem ter onde morar e mergulhou em uma depressão profunda, chegando a parar de se alimentar.

Lucy Mafra em América (2005) e Por Amor (1997) TV Globo
Lucy Mafra em América (2005) e Por Amor (1997)

Debilitada e com dificuldades de locomoção, foi internada no CTI no final do mesmo ano, onde permaneceu por uma semana até falecer, no dia 5 de dezembro, aos 60 anos – apenas quatro meses após perder a mãe. As causas da morte foram falência múltipla dos órgãos, pneumonia, insuficiência respiratória e neoplasia no pulmão.

Chocolate com Pimenta: Relembre os atores da novela que já morreram

Na ocasião de sua morte, a enteada Andrea Neves Schiavo Mafra relatou ao portal R7 como o escândalo do roubo impactou drasticamente a vida profissional e pessoal da atriz:

"Ela tinha uma certa rixa com a camareira que a acusou. No dia em que sumiu o dinheiro, a Lucy estava mexendo no armário dela, que ficava embaixo ou em cima do da Torloni. Mas ela não pegou nada", defendeu Andrea. "E esse foi o motivo de ter sido afastada na novela. Colocaram o nome dela na mídia como ladra, e isso acabou com a carreira dela."

A enteada ainda revelou que Thelma Guedes, autora de novelas como Cama de Gato (2009), Cordel Encantado (2011) e Órfãos da Terra (2019), chegou a escalar Lucy para Joia Rara (2013) – uma das novelas mais caras da Globo. No entanto, a ideia não foi para frente "porque o nome dela tinha restrição na Globo".

Vale lembrar que Lucy Mafra estava trilhando um caminho promissor na emissora, tendo feito sua estreia em Água Viva (1980). Na sequência, participou de diversos folhetins, como Baila Comigo (1981), Partido Alto (1984), De Corpo e Alma (1992), Pátria Minha (1994), A Próxima Vítima (1995), Por Amor (1997) O Clone (2001), entre outras.

facebook Tweet
Links relacionados