A gente sempre esquece que ela existe, mas esta série foi tão ambiciosa quanto Game of Thrones e O Senhor dos Anéis
Rafael Felizardo
Rafael Felizardo
-Redator | Crítico
Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

Um grande elenco e considerável orçamento foram responsáveis pela base do show.

Já se passaram 15 anos desde que um grupo de produtoras, incluindo a Scott Free, fundada por Ridley Scott, ousou adaptar uma das obras literárias mais apreciadas do Reino Unido: Os Pilares da Terra. Para quem não conhece, a franquia citada é uma ficção histórica publicada em 1989 por Ken Follett, um dos escritores mais consagrados da história recente.

Na trama da minissérie que foi ao ar em meados de 2010, após a morte do Rei Henrique I, uma luta pela sucessão eclode na Inglaterra do século XII. A disputa pela coroa entre sua filha, Maud, e seu sobrinho, Stephen, mergulha o país em uma periculosa guerra civil, dando vida a intensos conflitos políticos.

Enquanto o bispo Waleran Bigod e a família Hamleigh manipulam o conflito para satisfazer sua própria ambição, o prior Philip busca impedir uma conspiração contra o herdeiro do trono. Como um sinal de paz para a prosperidade de Kingsbridge, ele quer construir uma catedral de proporções épicas e, para isso, contará com a ajuda do humilde construtor Tom Builder.

Adeus a House of the Dragon: Série na Netflix com 5 temporadas roubou o posto da substituta de Game of Thrones

UMA ADAPTAÇÃO DIFÍCIL

Adaptar Os Pilares da Terra não foi uma tarefa fácil, mas acabou assumida pelo roteirista John Pielmeier, o grande responsável por condensar as mais de mil páginas dos livros em uma minissérie de 8 episódios.

Dirigida por Sergio Mimica-Gezzan, a produção gastou mais de 40 milhões de dólares durante o desenvolvimento, um orçamento considerável se levarmos em conta a época em que foi lançada. Também foi preciso um ano inteiro de trabalho para chegar ao resultado final, levando à exaustão todos os envolvidos nas filmagens.

No fim das contas, é verdade que Os Pilares da Terra não recebeu a mesma atenção de títulos como Game of Thrones ou O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, mas da mesma forma, o show cativou sua base fiel de fãs.

No elenco, nomes conhecidos da grande indústria estão presentes, como Ian McShane, Rufus Sewell, Matthew Macfadyen, Eddie Redmayne e Hayley Atwell. Após lançada, a minissérie recebeu, em sua maioria, críticas positivas, arrancando uma aprovação de 77% no Rotten Tomatoes - 86% se considerarmos a opinião do público comum.

Para os interessados, vale ressaltar que, infelizmente, Os Pilares da Terra não está disponível para streaming no Brasil, mas quem sabe em um futuro próximo não a encontremos por aí.

facebook Tweet
Links relacionados