Todo ator precisa começar de algum lugar, não é mesmo? Até os grandes nomes que hoje brilham nas telas e nos palcos começaram suas carreiras com papéis modestos, muitos até como figurantes. Na verdade, essa é a realidade de muitos artistas que enfrentam uma longa jornada até conquistar o primeiro papel de destaque.
Uma dessas estrelas é uma atriz que deu seus primeiros passos na TV ainda criança, como figurante em uma minissérie da Globo. Estamos falando de Flávia Alessandra, que desde então construiu uma carreira brilhante e coleciona personagens inesquecíveis, como a vilã Cristina de Alma Gêmea e a ambiciosa Sandra de Êta Mundo Bom!
De figurante a atriz renomada
A primeira experiência de Flávia Alessandra na televisão foi aos nove anos, quando apareceu como figurante na minissérie Parabéns Pra Você, de 1983. Na cena em que participou, ela está em uma mesa de restaurante, atrás de Débora Duarte e Daniel Filho, tomando um copo d’água e observando curiosamente o que acontecia nas gravações. Fofa demais!
A trama, que acompanhava a história de um professor universitário em plena crise dos 40 anos, contava ainda com Fernanda Torres, Flávio Migliaccio, Juca de Oliveira e outros grandes nomes no elenco. Uma curiosidade é que Parabéns Pra Você, com 13 capítulos, foi uma das primeiras minisséries produzidas pela TV Globo.

Seis anos após sua estreia nas telinhas, Flávia conquistou seu primeiro papel fixo em novelas. Aos 15 anos, em junho de 1989, a atriz venceu o concurso "Melhor de Três", no palco do Domingão do Faustão. Como prêmio, assinou um contrato com a TV Globo para integrar o elenco de Top Model, escrita por Walther Negrão e Antônio Calmon.
Após várias fases de testes de atuação, Flávia desbancou as também iniciantes Adriana Esteves e Gabriela Duarte. Porém, no fim, as três acabaram ganhando personagens na trama, que abordava o universo da moda e os dilemas do cotidiano adolescente.
Flávia Alessandra interpretou Tânia, uma aspirante a modelo e amiga de Tininha, personagem de Adriana Esteves. Já Gabriela Duarte foi Olívia, filha de Gaspar (Nuno Leal Maia).

Depois de Top Model, Flávia não parou mais. São mais de 20 novelas no currículo. Seu trabalho mais recente foi no reality Ilha da Tentação, ao lado do marido, Otaviano Costa. Em 2025, a atriz deve reviver a Sandra de Êta Mundo Bom! na continuação da novela, prevista para junho.