
Em 1989, o Brasil conheceu a rebelde Tieta (Claudia Ohana/Betty Faria) e se revoltou com as injustiças enfrentadas pela protagonista. No mesmo ano em que a novela – atualmente reprisada no Vale a Pena Ver de Novo – fazia sua estreia, testemunhamos uma série de acontecimentos marcantes: desde grandes lançamentos no cinema, na TV e na música até campeonatos de futebol e o nascimento de futuras estrelas!
Hoje, 35 anos depois, o AdoroCinema vai te levar em uma viagem cheia de nostalgia para relembrar (ou descobrir) os assuntos que estiveram na boca do povo em 1989 e marcaram aquele ano para sempre. Vem com a gente!
Uma mulher indomável

Antes de tudo, vamos relembrar a trama principal do folhetim inspirado na obra de Jorge Amado: Tieta mora na cidadezinha de Santana do Agreste, localizada no nordeste brasileiro. Por conta de seu comportamento considerado liberal, a jovem acaba sendo expulsa da cidade pelo próprio pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos).
Humilhada publicamente, Tieta segue para São Paulo – e jamais se esquece do mal que lhe fizeram. Vinte e cinco anos depois, ela retorna à cidade natal cheia de dinheiro, requinte e, acima de tudo, determinada se vingar de todos que a menosprezaram.
35 anos depois, como estão hoje os atores de Tieta, um dos maiores sucessos da história da teledramaturgia brasileira?Quais filmes estrearam na época?

Enquanto Tieta fazia sucesso nas telinhas, 1989 também foi um ano marcado por grandes estreias que entrariam para a história do cinema! Entre os lançamentos, destacam-se Harry e Sally - Feitos Um Para o Outro, Flores de Aço, Sexo, Mentiras e Videotape e o inesquecível clássico da Disney A Pequena Sereia.
Outros grandes destaques cinematográficos incluem Indiana Jones e a Última Cruzada, Máquina Mortífera 2, Tempo de Glória, Campo dos Sonhos, Sociedade dos Poetas Mortos, o Batman de Tim Burton e o sucesso De Volta para o Futuro 2.
Quais músicas eram sucesso há 35 anos?

1989 também foi um ano e tanto para a música! Na época, chegaram ao mundo álbuns como Like a Prayer (Madonna), The Miracle (Queen) e Bleach (Nirvana). Patience, do Guns N'Roses, conquistou o posto de música mais tocada do mundo!
Aqui no Brasil, foram lançados os discos Burguesia (Cazuza), Õ Blésq Blom (Titãs), As Quatro Estações (Legião Urbana), MM (o álbum de estreia de Marisa Monte), Big Bang (Paralamas do Sucesso) e o 4° Xou Da Xuxa.
A TV além de Tieta em 1989

Claro, nem só de Tieta viveu a teledramaturgia brasileira de 1989! Naquele ano, também tivemos os lançamentos de outras novelas marcantes, como O Salvador da Pátria, Que Rei Sou Eu?, Pacto de Sangue, Top Model e O Sexo dos Anjos.
Além disso, nos despedimos de sucessos como Vale Tudo, Bebê a Bordo, Gabriela (na época em reprise no Vale a Pena Ver de Novo), Vida Nova e A Gata Comeu (também em reprise nas tardes da TV Globo).
Como se não bastasse, 1989 também marcou a estreia daquele que se tornaria um dos programas mais icônicos da TV brasileira: o Domingão do Faustão! Já nos Estados Unidos, foi ao ar a primeira temporada de Os Simpsons – uma das séries de televisão mais longevas e de maior sucesso da história!
Conhecíamos grandes estrelas!

O último ano da década de 1980 também marcou o nascimento de nomes que, no futuro, se tornariam estrelas do cinema! Entre eles estão Nina Dobrev (The Vampire Diaries), Lily Collins (Emily em Paris), Ashley Benson (Pretty Little Liars) e os ícones da Marvel Simu Liu (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis), Brie Larson (Capitã Marvel) e Elizabeth Olsen (WandaVision). Também não podemos esquecer, claro, das estrelas de Harry Potter, Daniel Radcliffe e Matthew Lewis.
Também foi o ano em que vieram ao mundo grandes nomes da TV brasileira, como Sophie Charlotte, Letícia Colin, Marco Pigossi e Caio Castro!
Já na música, nasceu Taylor Swift, que, inclusive, lançou um álbum intitulado 1989 em homenagem ao ano de seu nascimento – um marco em sua carreira! Também tivemos os nascimentos de Bebe Rexha e Joe Jonas, dos Jonas Brothers.
E dizíamos adeus a outras...
Infelizmente, por outro lado, 1989 também foi um ano de despedidas. Tivemos que dizer adeus a artistas que marcaram a arte e a cultura do Brasil, como Luiz Gonzaga, Raul Seixas, Nara Leão e o poeta Paulo Leminski.
Naquele mesmo ano, também nos deixaram o diretor Sergio Leone (Por um Punhado de Dólares), o pintor Salvador Dalí e as atrizes Bette Davis (O Que Terá Acontecido a Baby Jane?) e Lucille Ball (I Love Lucy).
Tieta de volta à Globo: 35 anos após sua estreia, relembre os atores que já morreram e deixaram um turbilhão de saudadesBrasil campeão da Copa América!
Nos esportes, tivemos a vitória do Brasil na Copa América de 1989! Nossa seleção levou a melhor em uma disputa contra o Uruguai, vencendo a final com um placar de 1 x 0.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!