Às vezes, grandes atores começam a carreira de forma discreta, seja fazendo figuração ou interpretando papéis pequenos. No entanto, esta famosa atriz da Globo teve uma estreia inusitada: sua primeira grande oportunidade veio na abertura de uma novela! Em Pátria Minha (1994), trama de Gilberto Braga, ela era uma das dezenas de pessoas que vagavam por um labirinto verde e amarelo, tentando encontrar a saída.
E quem é ela? Ninguém menos que Taís Araújo, que, na época, trabalhava como modelo e tinha apenas 15 anos quando participou da vinheta. Durante uma homenagem no Vídeo Show, em 2017, a atriz reviu a abertura ao lado dos apresentadores Otaviano Costa e Joaquim Lopes e ficou surpresa ao perceber que sua participação foi maior do que imaginava: "Eu não sabia, até que tinha uns closes! Achei que era só umas passadas rápidas."
Anos depois, em entrevista ao gshow, Taís relembrou a experiência com entusiasmo e a alegria de aparecer na abertura de uma novela do horário nobre: "Era uma abertura de novela das 9 e eu, adolescente, estava muito feliz em participar."
Reprodução/Globo
Da abertura de Pátria Minha às novelas
A pequena participação de Taís Araújo na abertura de Pátria Minha rendeu frutos. No àno seguinte, ela fez sua estreia como atriz na novela Tocaia Grande, da Manchete, interpretando Bernarda Saruê. O destaque no papel a levou a protagonizar Xica da Silva, de Walcyr Carrasco, na mesma emissora – um dos grandes marcos de sua carreira.
O sucesso foi tão estrondoso que, assim que a novela histórica da Manchete chegou ao fim, em 1997, Taís migrou para a Globo, onde estreou no remake de Anjo Mau. A partir daí, emendou inúmeros trabalhos até conquistar um feito histórico em Da Cor do Pecado (2004), de João Emanuel Carneiro, tornando-se a primeira protagonista negra de uma novela da Globo.
Há 20 anos, esta novela de sucesso estrondoso quebrava paradigmas, mas seu nome não é mais visto com bons olhos. Você assistiu?Em 2009, veio mais um marco: ela protagonizou Viver a Vida, de Manoel Carlos, sendo a primeira Helena negra escrita pelo autor. Ou seja, Taís Araújo construiu uma trajetória de conquistas dentro da emissora – e agora está prestes a fazer história novamente!
Taís Araújo será a Raquel de Vale Tudo
A partir do dia 31 de março, Taís Araújo brilhará nas telinhas com uma personagem que promete ser uma das mais desafiadoras de sua carreira: Raquel Accioly, a protagonista do remake de Vale Tudo, escrito por Manuela Dias. Inicialmente, a atriz ficou frustrada com a heroína, mas mudou de ideia após assistir ao primeiro capítulo da novela original.
Protagonizada por Regina Duarte na versão de 1988, Raquel é uma mulher alto astral, batalhadora e íntegra, mas que vive às turras com a filha, a ambiciosa Maria de Fátima (Bella Campos), que sonha alto e faz de tudo para alcançar seus objetivos.
TV Globo
Quem diria que aquela garota perdida no labirinto patriota da trama de Gilberto Braga se tornaria uma das atrizes mais queridas da TV brasileira e, ainda por cima, estrelaria uma novela baseada no texto do mesmo autor (Vale Tudo foi uma parceria de Braga com Aguinaldo Silva e Leonor Bresseres)? Coisas do destino – e do talento, claro!
Os 203 capítulos de Pátria Minha estão disponíveis no Globoplay para você maratonar!