Minha conta
    O Problema dos 3 Corpos fez sucesso, mas não na China: Por que público se rebelou contra visão da série da Netflix?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Não há problemas apenas com o conteúdo de O Problema dos 3 Corpos, mas há também quem diga que a versão chinesa é superior.

    O principal desafio da Netflix com O Problema dos 3 Corpos não foi alcançar o sucesso (embora os números ainda não tenham sido divulgados, ela atualmente ocupa o primeiro lugar entre as séries mais vistas no streaming), mas ser apreciada da mesma forma na China, país de origem do romance de Cixin Liu que inspira a série – principalmente levando em consideração as mudanças que a adaptação sofreu.

    O Problema dos 3 Corpos
    O Problema dos 3 Corpos
    Data de lançamento 2024-03-21 | min
    Séries : O Problema dos 3 Corpos
    Com Jovan Adepo, Liam Cunningham, Eiza Gonzalez
    Usuários
    4,5
    Assistir em streaming

    A principal dessas mudanças é a chegada de um elenco mais internacional, que divide muitas das funções desempenhadas pelos personagens chineses no romance original, ao qual se soma uma visão mais esquemática do que no livro dos anos da Revolução Cultural nos anos sessenta. Tudo isto fez com que os espectadores chineses que puderam assistir (através de VPNs, já que a Netflix não tem serviço no país) expressassem algumas opiniões. Muitas delas negativas, segundo a Reuters e nossos colegas da Espinof.

    Nova série da Netflix, O Problema dos 3 Corpos causa polêmica na China

    Netflix

    No Weibo, a rede social mais popular na China, abundam as reclamações: "Netflix, você não entende nada sobre O Problema dos 3 Corpos ou sobre Ye Wenjie [uma das personagens principais], você só entende o politicamente correto!", disse um telespectador em referência a uma das cenas de abertura, que se referem às ações da Guarda Vermelha, ações que ainda hoje permanecem controversas na China. Outro disse: "A primeira cena me deixou sem palavras. Embora eu esperasse, a cena me surpreendeu".

    Na cena em questão – cuidado com o spoiler a seguir –, um professor de física é espancado até a morte pelos próprios alunos após ter sido denunciado pela esposa. Tudo isso enquanto sua filha Ye Wenjie assiste horrorizada à barbárie. De acordo com a CNN, a série lançada pela Netflix provocou "raiva nacionalista" na China, "com alguns acusando a produção norte-americana de grande orçamento de fazer a China ficar mal".

    “Uma história global”: Diretor defende criadores de O Problema dos 3 Corpos contra acusações de apropriação cultural

    O foco da ação no Reino Unido, mais do que na China, também tem sido motivo de críticas. Um usuário da rede social Douban disse que "os ocidentais não podem aceitar a ideia de que os chineses inventem tecnologia de ponta", em referência à invenção de um sistema de nanofibras relevante na trama, que na série é criada por um cientista ocidental.

    Além disso, na última sexta-feira, o slogan "a versão chinesa vence" foi tendência no Weibo, devido às comparações que surgiram entre a versão Netflix e a série chinesa também inspirada no livro, mais extensa e fiel ao romance de Cixin Liu. Essa versão, obra da divisão de vídeos da Tencent, recebeu um novo impulso e foi amplamente consumida no streaming aproveitando a publicidade que a produção da Netflix estava recebendo.

    Em termos gerais, o público chinês que teve acesso à versão Netflix concordou que se trata de uma produção em que muitos aspectos genuinamente chineses do romance original são distorcidos para agradar ao público ocidental. Um usuário do Douban afirmou depois de vê-lo que era "um produto de Hollywood que valoriza o heroísmo individual".

    O Problema dos 3 Corpos está disponível no catálogo da Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top