Minha conta
    Mestres do Ar: A verdadeira história dos Tuskegee Airmen, heróicos pilotos afro-americanos da Segunda Guerra Mundial
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Apresentados no episódio 8 de Mestres do Ar, os Tuskegee Airmen são um grupo de pilotos afro-americanos que brilharam durante a Segunda Guerra Mundial.

    No ar desde 26 de janeiro na Apple TV+, Mestres do Ar é a série espetacular do ano, que talvez você ainda não esteja assistindo. Produzido por Steven Spielberg, Tom Hanks e Gary Goetzman, esse drama de guerra é a continuação de dois sucessos anteriores: Irmãos de Guerra e O Pacífico.

    O trio de produtores e o roteirista John Orloff contam a incrível história dos homens do 100º Grupo de Bombardeio (apelidado de Bloody Hundredth devido às pesadas perdas) da 8ª Força Aérea dos EUA, encarregados de bombardear a Alemanha nazista e suas instalações industriais e de armas estratégicas durante a Segunda Guerra Mundial.

    A série Mestres do Ar conta a histórias de pessoas reais

    Mestres do Ar é amplamente baseada no livro homônimo de Donald L. Miller, mas também se baseia em outros recursos importantes de museus de história, incluindo o Smithsonian, especialistas em história e as memórias de alguns ex-heróis de guerra e os testemunhos de suas famílias.

    Entre os verdadeiros heróis de guerra que aparecem na série estão os majores John Egan (Callum Turner), Gale Cleven (Austin Butler), Harry Crosby (Anthony Boyle), Robert Rosenthal (Nate Mann) e o sargento Ken Lemmons (Raff Law).

    Apple TV+

    Em uma breve entrevista ao site francês AlloCiné, Austin Butler reforça que a série também tem o dever de lembrar esse período sombrio da história e seus heróis:

    "É uma parte da história da Segunda Guerra Mundial que eu não conhecia muito bem, principalmente as estatísticas. O fato de 77% do 100º grupo de bombardeio nunca ter voltado, mas também a bravura que eles demonstraram ao voltar para aqueles aviões dia após dia, é simplesmente incrível. E o mundo não seria o mesmo sem o sacrifício que eles fizeram".

    O 100º Grupo de Bombardeio voou em quase 300 missões entre junho de 1943 e abril de 1945. Mais de 700 pilotos e mais de 170 aeronaves foram perdidos durante suas missões perigosas, alguns dos quais se tornaram prisioneiros de guerra, até a libertação e o fim da guerra.

    Outros heróis de guerra: os aviadores de Tuskegee

    Não são apenas os pilotos do 100º Grupo de Bombardeio da 8ª Força Aérea dos EUA que são homenageados no Mestres do Ar. Outro grupo de pilotos importantes, embora menos destacado na história, foi trazido à tona.

    Para Gary Goetzman, era impossível não incluir os Tuskegee Airmen, um grupo de aviadores afro-americanos que se destacaram durante a Segunda Guerra Mundial, na história de Mestres do Ar:

    "Quando descobrimos que eles haviam estado próximos aos nossos homens no Stalag Luft III (campo de prisioneiros de guerra durante a Segunda Guerra Mundial onde o pessoal da força aérea aliada foi encarcerado, nota do editor), foi simplesmente incrível pensar que poderíamos incluí-los em nossa história. Então, fizemos essa escolha e foi incrível".

    Entre os aviadores de Tuskegee apresentados na série estão os segundos-tenentes Richard D. Macon (Josiah Cross), Alexander Jefferson (Branden Cook) e Robert Daniels (Ncuti Gatwa).

    Apple TV+

    O nome dado aos aviadores afro-americanos vem do fato de que eles foram treinados no Moton Field em Tuskegee e no Tuskegee Institute no Alabama, sob a direção do Corpo Aéreo do Exército dos EUA. Entre 1941 e 1946, cerca de 1.000 pilotos de caça e pilotos de bombardeiro da unidade do 99º Esquadrão de Caça lutaram no norte da África, no Mar Mediterrâneo e na Europa, arriscando suas vidas no processo.

    Foi graças ao apoio de várias instituições, líderes sindicais, associações, inclusive a Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP) e a agência governamental National Youth Administration, além de figuras públicas como Bayard Rustin, que o governo concordou com a integração dos afro-americanos no Air Corps.

    Apple TV+

    Apesar dessa abertura por parte do então presidente Franklin D. Roosevelt, a base de Tuskegee foi submetida à segregação e a discursos racistas de pseudocientistas que afirmavam que os afro-americanos eram incapazes de supervisionar e conduzir voos de combate complexos devido à "suposta inferioridade intelectual".

    Os pilotos de Tuskegee provaram repetidamente suas habilidades no ar e sua coragem heroica durante a Segunda Guerra Mundial. Em setembro de 1941, a revista Time até dedicou um artigo a eles, destacando a inovação representada pelo treinamento de pilotos afro-americanos.

    Assim como o 100º Grupo de Bombardeio da 8ª Força Aérea dos EUA, os aviadores de Tuksegee realizaram muitas missões (quase 1.500), sofreram perdas imensas e também foram feitos prisioneiros de guerra. O oitavo episódio da série Mestres do Ar os apresenta e os reúne com o 100º Grupo de Bombardeio.

    Mestres do Ar
    Mestres do Ar
    Data de lançamento 2024-01-26 | min
    Séries : Mestres do Ar
    Com Callum Turner, Anthony Boyle, Austin Butler
    Usuários
    3,7
    Assista Agora em AppleTV+

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top