Minha conta
    Netflix vem tentando encontrar seu novo Dark há anos - e parece ter conseguido com esta excelente minissérie de ficção científica e conspiração temporal
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Baseada em uma história em quadrinhos da Vertigo/DC, Corpos nos leva a um mistério criminal ambientado em várias épocas.

    Desde que Dark foi encerrada em 2020 com três temporadas, uma boa geração de espectadores ficou um pouco órfã de bons suspenses de ficção científica que nos levam a diferentes épocas. E, acima de tudo, que são um fenômeno. Algo que a Netflix parece ter recuperado com Corpos, uma adaptação da história em quadrinhos da DC por Si Spurrier.

    Uma estupenda minissérie de oito episódios que já se tornou uma das mais assistidas na plataforma (a terceira série de língua inglesa mais assistida na semana passada) graças a uma proposta bastante interessante na qual encontramos vários inspetores/detetives investigando o caso do aparecimento de um cadáver nu e não identificado em um beco de Londres. É o mesmo homem, em quatro anos separados por várias décadas.

    As semelhanças com Dark em termos de história já estão lá, especialmente com os personagens tentando resolver um mistério em várias linhas do tempo e alguns elementos que são, por assim dizer, transversais, além de nos mostrar um momento em que as coisas deram errado e que é crucial para a trama.

    Netflix

    Ao contrário da série alemã, porém, aqui não precisamos de um caderno para anotar quem é quem e como se relaciona com tal e tal época. Nesse sentido, Corpos é um pouco menos complexa, mantendo-se nos contornos de um drama policial com elementos de conspiração em que os diferentes inspetores (cada um com suas próprias características e certos segredos) percebem que o caso é ainda mais estranho do que parece.

    O maior desafio que Paul Tomalin tem como escritor (e que Si Spurrier já tinha na história em quadrinhos original) é entrelaçar essas tramas paralelas e dar a cada uma delas sua própria integridade e interesse como parte do mesmo quebra-cabeça. É nesse ponto que a série pode decepcionar mais, pois não importa se há quatro linhas do tempo (1890, 1941, 2023 e 2053) ou duas e seus respectivos personagens.

    É claro que há uma justificativa. Essa variação temporal permite observar os protagonistas e colocá-los frente a frente com o momento histórico e a angústia de suas próprias vidas. Hillinghead (Kyle Soller), que é homossexual no século XIX; Whiteman (Jacob Fortune-Lloyd), que esconde seu judaísmo em meio à Blitz; e, por fim, Hasan (Amaka Okafor), um muçulmano que testemunha o crescimento do supremacismo branco na sociedade atual.

    Esses detalhes biográficos, por assim dizer, são genéricos a tal ponto que Corpos não é realmente sobre isso, mas sobre o ódio ao outro, sobre a intolerância em termos gerais. De fato, o slogan da futura Londres, governada pelo Comandante interpretado por Stephen Graham, é "Saiba que você é amado", nesse estado utópico presumivelmente construído sobre o amor e a solidariedade.

    Netflix

    Os mais experientes no gênero de viagem no tempo encontrarão uma série com seus paradoxos e, incidentalmente, temas de determinismo versus livre arbítrio, nos quais se debate se o destino pode ser alterado e as consequências disso. Algo com que ficamos encantados no muito superior Projeto Lazarus.

    Onde Corpos mais brilha é em seu excelente elenco, que é até um pouco desperdiçado (Graham e até a sensacional Shira Haas são exemplos claros) devido a um roteiro que não funciona bem com os personagens. Isso sacrifica o lado emocional da série a tal ponto que eles não se destacam.

    Isso significa que o foco principal é a trama e as reviravoltas da poderosa premissa. É bom saber que eles têm clareza de onde querem chegar e, embora nem sempre acertem na condução das diferentes subtramas, Corpos acaba funcionando muito bem.

    Corpos
    Corpos
    Data de lançamento 2023-10-19 | min
    Séries : Corpos
    Com Amaka Okafor, Kyle Soller, Jacob Fortune-Lloyd
    Usuários
    3,9
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top