Minha conta
    Esqueça Ahsoka e Duna: Esta é a série de ficção científica mais impressionante dos últimos anos e a 2ª temporada já estreou
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Fundação continua sua adaptação do clássico de Asimov com uma nova coleção de episódios que é maior e mais rápida do que a anterior.

    Embora a falta de adaptações cinematográficas tenha diminuído sua popularidade, Fundação tem sido frequentemente listada ao lado de obras como Duna e Star Wars como uma das obras de ficção científica mais icônicas e influentes na cultura popular, com seu autor, o americano Isaac Asimov, mais conhecido pelas massas pelo filme Eu, Robô.

    Agora, a série da Apple TV+ está fazendo um trabalho impressionante ao trazer seu trabalho mais extenso para a tela e sua 2ª temporada conseguiu alcançar tudo o que os fãs esperavam.

    Fundação
    Fundação
    Data de lançamento 2021-09-24 | min
    Séries : Fundação
    Com Jared Harris, Lee Pace, Lou Llobell
    Usuários
    3,6
    Assista Agora em AppleTV+

    Essa não é a primeira tentativa de adaptar Fundação. A New Line Cinema, a Sony e a HBO tiveram os direitos em vários momentos, a partir da década de 1990, com nomes como Roland Emmerich e Jonathan Nolan ligados em diferentes estágios, até que a série da Apple TV+ se tornou o primeiro projeto a realmente se concretizar.

    Aparecendo pela primeira vez como uma coleção de contos nas décadas de 1940 e 1950, a obra foi reunida em uma trilogia de romances no final da década: Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação.

    Asimov ganhou um Prêmio Hugo pela trilogia, nomeada a melhor série de livros de todos os tempos em 1966, embora tenha voltado a ela mais tarde, escrevendo sequências e prequels dos originais durante a década de 1980. A adaptação, que compartilha um rico legado com a ficção científica pós-Asimov, tem uma responsabilidade maior com a marca do que a exigida.

    Embora possa ser um título de prestígio, ele realmente tem um público que relegou esses marcos literários a um evento do passado, portanto, não é uma propriedade que deva se preocupar em ofender os fãs mais radicais que podem ficar desapontados com as mudanças.

    E talvez seja por isso que Fundação valha a pena em seus próprios termos, como uma espécie de apêndice da obra original que torna presumível a base científica quase acadêmica que sustenta a obra original.

    Mas o mais importante é que ele ainda mantém a mesma premissa, tão simples quanto fascinante: e se a matemática avançada pudesse ser usada para prever o futuro com base no comportamento humano? Imagine o que foi proposto na injustiçada minissérie Devs como uma prequel de uma história épica baseada nesse conceito.

    Devs
    Devs
    Data de lançamento 2020-03-05 | min
    Séries : Devs
    Com Sonoya Mizuno, Nick Offerman, Jin Ha
    Usuários
    3,2
    Assista agora em Star +

    Construção de mundo completa e complicada

    Apple TV+

    E esse é o grande trabalho que a 1ª temporada fez, portanto, no segundo ano temos uma pista livre para entrar diretamente no conflito da trama em torno do Império, uma civilização de 12.000 anos que abrange o equivalente a uma galáxia de planetas com uma população humana combinada na casa dos bilhões, que está começando a ver seu longo período de paz vacilar.

    Após uma regra de coerência dos Cleons, uma dinastia de imperadores clones, tudo começa a desmoronar em diferentes partes da galáxia.

    As três versões geneticamente idênticas do líder que preside o planeta capital de Trantor começam a duvidar do Irmão Dia, uma versão de um homem no auge de sua vida que um fantástico Lee Pace interpreta nos novos capítulos como uma paródia divertida e autoconsciente de arrogância nobre.

    O Irmão Dawn e o Irmão Dusk (Terrence Mann) suspeitam que há algo de corrupto na linhagem e isso leva a uma trama de intriga palaciana que pode transformar Fundação no verdadeiro herdeiro da ficção fantasiosa de Game of Thrones.

    Por outro lado, temos o trabalho de um matemático brilhante, o Dr. Hari Seldon, aqui perfeitamente encarnado pelo grande Jared Harris, que sim, conseguiu fazer da 1ª temporada um seminário sobre a ciência da psico-história, mas aqui ele se propõe a recuperar o tempo perdido após sua morte, recuperando-se como uma memória arquivada.

    Sua engenhoca pode prever de forma confiável o comportamento de massas de pessoas, prevendo a destruição do Império dentro de anos, o que poderia levar a 3.000 séculos de escuridão.

    Uma das maiores séries de ficção científica atuais não está na Netflix, nem na Amazon: Novo trailer é impressionante

    Uma 2ª temporada mais aventureira

    Tratado como um herege nesse império espacial distópico-fascista, na 2ª temporada ele viaja para tentar alterar um dos principais eventos futuros para evitar suas próprias profecias. A fundação que ele conseguiu criar nos confins da galáxia já está tomando forma, com uma nova geração surgindo enquanto o Império aprofunda sua crise, o que torna a narrativa visivelmente melhor à medida que os saltos na linha do tempo diminuem.

    Este segundo ano continua sendo uma obra coral, mas os trechos que acompanham personagens individuais são estendidos para 15 ou 20 minutos e o lastro de nos familiarizarmos com quem é quem e o que está acontecendo é substituído por missões mais concretas em que os elementos temáticos de Asimov.

    As ideias potentes do autor sobre política e ciência, filosofia e teologia fluem com a ação e mais espaço é permitido para a aventura e outras conexões com ópera espacial de um jeito mais divertido.

    Apple TV+

    Goyer atualiza a visão de futuro do autor de forma bastante eficaz, pois podemos ver reflexões que, na década de 50, o autor apenas intuía, como a mudança climática ou a assimilação de um fascismo socialmente criptografado que, nos episódios, é refletido como um dilema moral sem respostas fáceis.

    Ao contrário do Império de Star Wars, não há um claro certo e errado, o que torna o drama e o conflito mais convincentes. Aqui, suas três figuras fraternas governam com mão de ferro, são antidemocráticas e se opõem inflexivelmente à mudança e ao progresso que acabarão com a civilização.

    Uma proposta de dimensões épicas e cheia de camadas

    E, no entanto, são figuras trágicas, presas em um sistema de gerações estabelecido por um homem do qual foram clonadas. Isso coloca em questão a humanidade e o livre arbítrio deles, com o senso de identidade de cada clone sendo explorado de maneira fascinante.

    Até mesmo Seldon, que deseja salvar a humanidade de si mesma, não é uma figura heroica, mas, às vezes, até sinistra. Não apenas seus cálculos e previsões levam a decisões tão cerebrais que chegam a ser assustadoras, mas seus métodos eliminam toda a autonomia humana.

    Há pouca diferença entre sua veemência científica e as decisões unilaterais de Imperius, de modo que a escala de cinza de Fundação é o que realmente separa essa ficção de outras obras do gênero. A diferença é que, em uma produção adulta dessa natureza, não existe o hype de produção que a Apple criou.

    Embora o orçamento não seja claro, cada episódio mostra cada dólar na tela com uma conta esmagadora, onde os cenários construídos dão uma entidade que séries da Lucasfilm como Ahsoka, onde a tecnologia de volume as condena a uma limitação de linguagem cinematográfica, não possuem.

    Apple TV+

    Aqui não há estática, nem aquela sensação de personagens que são sempre ultrailuminados e parecem recortados contra fundos, sempre capturados em tomadas laterais fixas em oposição à animação.

    A combinação de efeitos digitais e tradicionais não só dá a ela uma qualidade cinematográfica graças aos diferentes pesos de iluminação, mas até mesmo nas conversas mais leves há uma variedade de perspectivas e até mesmo diferentes planos na mesma conversa que poderiam ser reduzidos a um contraplano. Uma pequena tomada oblíqua acrescenta drama até mesmo ao diálogo mais condensado.

    Um dos melhores episódios de Star Trek: Strange New Worlds apresenta um personagem MUITO importante, mas só se você prestar muita atenção

    A série de ficção científica mais ambiciosa da história

    Isso é combinado com um design de produção generoso, no qual em um episódio podemos ver diferentes locais que não se repetem nos episódios seguintes. Mesmo no mesmo lugar, há locais e cômodos diferentes nos quais estamos apenas em algumas cenas.

    Cada planeta, nave espacial e cidade parecem habitados e reais. Isso torna a série um dos projetos de televisão mais impressionantes em termos visuais já realizados. Os planos de fundo digitais não são reproduções sem graça de outros planetas desérticos, mas aproveitam a tecnologia para criar grandes e vastas pinturas de paisagens.

    Essa construção faraônica do mundo é fundamental para que as histórias paralelas não se trombem à medida que a narrativa salta entre gerações e sistemas solares, deixando bastante espaço para que os padrões gerais das previsões de Sheldon se desdobrem de forma surpreendente, mesmo que aparentemente saibamos para onde ele está indo.

    Dessa forma, a grandiosidade com que a geografia da série se desdobra anda de mãos dadas com a escala com a qual somos confrontados e a interconexão das diferentes populações com esse vasto mundo fictício.

    Sua evocação de uma civilização forçada a confrontar sua decadência capta uma escuridão crescente de forma fascinante, e talvez nem todos os personagens sejam tão interessantes quanto os mundos de onde vêm, mas, seja mais ou menos fiel ao material de origem, Fundação é uma espécie de raridade no cenário televisivo.

    Com exceção talvez de Battlestar Galactica, raramente nos foi apresentado um mundo tão complexo e bem construído para narrar algo tão denso e cheio de ramificações. A simplificação do texto é inevitável em um projeto dessa escala e, ainda assim, seus temas e conteúdo são mais ricos e imprevisíveis do que qualquer coisa que você possa ter visto em uma série de ficção científica dessa escala.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top