Minha conta
    Para ver na Netflix: Esta é a série que definiu o conceito de "maratona no sofá"
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    A série espanhola que ultrapassou fronteiras e se tornou um símbolo da cultura pop atual.

    O que você acha de ganhar 2,4 bilhões de euros? É com essa simples pergunta que o misterioso Professor (Álvaro Morte) convence oito ex-presidiários que não têm mais nada a perder a realizar o assalto do século: invadir a famosa "casa de papel" - a Fábrica Nacional de Moedas e Selos de Madri - para imprimir suas próprias notas.

    Após cinco meses de preparação, os ladrões de banco com nomes de cidades, vestidos com ternos vermelhos e máscaras de Dalí, se viram trancados dentro da fábrica, enquanto do lado de fora o professor manipulava e fazia de tudo para atrasar a polícia. Onze dias de cerco, 67 reféns: será que tudo sairá conforme o planejado? A sorte está lançada.

    La Casa de Papel
    La Casa de Papel
    Data de lançamento 2017-05-02 | min
    Séries : La Casa de Papel
    Com Úrsula Corberó, Álvaro Morte, Itziar Ituño
    Usuários
    4,5
    Assistir em streaming

    Embora tenha sido transmitida pela primeira vez na Antena 3, na Espanha, La Casa de Papel foi feita para ser assistida em maratona. Sejamos realistas: depois que você começa, é difícil parar. E assim, sob a égide da Netflix, ela se tornar a série espanhola que ultrapassou todas as fronteiras, dando origem a uma adaptação sul-coreana em 2022 e a um spin-off centrado no personagem de Berlim, com lançamento previsto para o final do ano.

    Antena 3/Netflix

    Como a série não inglesa mais assistida na plataforma, sua fórmula é perfeitamente adequada para o sucesso. A série criada por Álex Pina segue à risca os códigos dos filmes de ação populares e é empolgante desde o primeiro episódio: os riscos estão definidos e o suspense pode começar. Acrescente a isso a direção em ritmo acelerado, as reviravoltas e os obstáculos que farão você gritar: está tudo lá.

    Mas se o assalto ambicioso com o plano perfeito, realizado por uma gangue com sua própria especialidade, é um clássico, aqui ele é revisitado e até mesmo feminizado. La Casa de Papel é também uma alegoria de rebelião contra um sistema corrupto, contada do ponto de vista de uma mulher - a querida Tóquio (Úrsula Corberó) - nada menos que isso.

    Antena 3/Netflix

    A dimensão revolucionária das ações dos ladrões de banco contribuiu para o sucesso do programa, tornando-o parte de um gênero totalmente novo. Aqui, a ficção alimenta a imaginação popular e, além de ser uma daquelas séries que nos fazem ficar do lado dos "bandidos", ela apresenta ladrões de banco que se tornam Robin Hoods modernos, para os quais cantaríamos "Bella Ciao", uma ode à resistência antifascista da Segunda Guerra Mundial e o hino da série.

    E sim, La Casa de Papel tem sua própria iconografia - que rapidamente ultrapassou os limites da ficção. A música "Bella Ciao", usada em inúmeras manifestações em muitos países, acompanhada do macacão vermelho e da máscara de Dalí: esses são símbolos de emancipação que se tornaram parte de nossa cultura popular. Essa é a influência do show, um verdadeiro fenômeno global.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top