Minha conta
    Todo Dia a Mesma Noite: Série da Netflix revela que Incêndio da Boate Kiss matou vítimas com mesmo gás usado por nazistas na guerra
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Produção é baseada no livro de Daniela Arbex.

    Há dez anos, o Brasil presenciou uma das tragédias mais impactantes da história do país. Na madrugada de 27 de janeiro de 2013, a Boate Kiss, casa de festas da cidade de Santa Maria (RS), sofreu com um incêndio que levou a vida de 242 jovens.

    Nesta semana, a Netflix lançou uma série ficcional baseada na obra da jornalista Daniela Arbex, que reconta o ocorrido através de uma minuciosa reportagem. Todo Dia a Mesma Noite acompanha a tragédia real envolvendo o ocorrido. Em 2013, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, um descuido de segurança acarretou em um terrível incêndio que rapidamente tomou conta de todo o espaço da casa de festas. 242 jovens que estavam no local perderam a vida.

    Todo Dia a Mesma Noite: Relembre a trágica história do incêndio da boate Kiss

    A trama acompanha, partindo do momento do acidente, as histórias dos impactados por ela em diferentes pontos de vista, como o trabalho das equipes de resgate, as consequências para os sobreviventes e a negligência dos empresários da organização da boate. A minissérie ficcional enfatiza a luta das famílias das vítimas, que seguem em busca de justiça até hoje - uma década depois.

    A minissérie revela uma informação a respeito de uma das causas da morte das vítimas. Além das queimaduras, as pessoas foram intoxicadas por cianeto, substância conhecida por ser utilizada nas câmaras de gás nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

    O cianeto é conhecido por contemplar o Zyklon B, composto letal utilizado em Auschwitz. No caso da Boate Kiss, a substância foi liberada pela queima da espuma de isolação acústica do local, produzida de poliuretano.

    O pesquisador Anthony Wong, diretor médico do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explicou à Folha de São Paulo como o gás funciona: "Não tem cheiro nem cor e é capaz de matar em um prazo curtíssimo, de quatro a cinco minutos".

    Todo Dia a Mesma Noite: O que é real ou ficção na série sobre o Incêndio da Boate Kiss?

    A constatação surge no segundo episódio da produção, no qual se destaca que em questão de minutos após o contato com a toxina, a pessoa envenenada vem a óbito. No caso das vítimas da tragédia, estima-se que faleceram entre 3 e 5 minutos após a inalação. De acordo com o laudo do Instituto-Geral de Perícias (IGP), de março de 2013, pelo menos 234 das 242 vítimas morreram por asfixia, com inalação de cianeto e monóxido de carbono.

    Com cinco episódios de aproximadamente 40 minutos, Todo Dia a Mesma Noite está disponível no catálogo da Netflix.

    Todo Dia a Mesma Noite
    Todo Dia a Mesma Noite
    Data de lançamento 2023-01-25 | min
    Séries : Todo Dia a Mesma Noite
    Com Thelmo Fernandes, Paulo Gorgulho, Bianca Byington
    Usuários
    3,9
    Assistir em streaming

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top