Minha conta
    Dublador brasileiro abandona série internacional após ameaças do público: “Espero que isso tudo acabe”
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Dublador da Disney e de diversos atores famosos, Guilherme Briggs abandona anime após ameaças.

    Um dos mais notáveis dubladores brasileiros, Guilherme Briggs é quem dá voz em português a atores como Dwayne Johnson, Harrison Ford e Henry Cavill, além de estar na dublagem e animações famosas como Procurando Nemo e A Nova Onda do Imperador. Seu projeto mais recente, no entanto, acabou sendo interrompido por ameaças graves que o ator recebeu pela internet, vinda de espectadores da série Chainsaw Man, anime lançado em 2022 que se tornou uma das principais estreias do gênero nos últimos anos.

    Os ataques direcionados a Guilherme Briggs se devem a uma questão de tradução: é comum que fãs façam traduções não-oficiais das histórias que, eventualmente, têm alterações nas versões oficiais trazidas ao Brasil pelas distribuidoras. No caso de Chainsaw Man, o personagem de dublador diz a frase “o futuro é show”, enquanto na tradução dos fãs, a fala continha um palavrão. Aqui, vale destacar ainda que a versão oficial em português do mangá de Chainsaw Man também não tem o palavrão, assim como a legenda oficial do anime do Crunchyroll, plataforma responsável pela distribuição internacional.

    Acontece que a alteração provocou uma onda de mensagens agressivas a Briggs, que recebeu, inclusive, ameaças de morte. “Pessoal, compreendo as reclamações da versão dublada da fala do [personagem] Demônio do Futuro, mas a explicação foi dada e muitos entenderam. Só não aceito desrespeito comigo e agressão. Quem fizer isso será, infelizmente, bloqueado. Vamos manter a paz, a educação e o bom senso”, escreveu em seu Twitter.

    Mais tarde, o dublador voltou após sofrer tentativas de hackeamento de suas redes sociais e, novamente, chamou atenção para os ataques recebidos. “Fiquei muito preocupado em perder meu Twitter e Instagram por conta de algumas tentativas que fizeram hoje a noite de hackear. Estou sofrendo ataques de ódio, provocações e ameaças por causa de Chainsaw Man. Peço desculpas a vocês por essas notícias. Espero que isso tudo acabe”, publicou.

    Crunchyroll

    Por fim, a intensidade das mensagens recebidas acabaram fazendo com que Guilherme Briggs decidisse se afastar do anime. “Eu vou pedir pra sair da dublagem desse anime. Não quero mais estar nele. Para mim, acabou", declarou o dublador, que tornou suas redes sociais privadas.

    Qual é a história de Chainsaw Man?

    Baseada no mangá de mesmo nome, Chainsaw Man acompanha Denji, um jovem que leva uma vida difícil, lidando com dívidas enormes deixadas pelo pai. Para sobreviver, ele trabalha como exterminador de demônios, mas tudo muda quando ele acaba morrendo após um “incidente” – é quando surge para ele uma proposta tentadora que promete trazê-lo de volta à vida, mas que também cobrará seu preço e o transformará em uma pessoa diferente.

    Chainsaw Man está disponível na plataforma de streaming Crunchyroll.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top