Minha conta
    10 atores famosos que começaram a carreira em filmes de terror
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Entre clássicos e filmes esquecidos, a primeira aparição desses astros do cinema aconteceu em filmes assustadores.

    Conquistar fama mundial não é uma tarefa fácil na indústria cinematográfica. Para alguns astros de Hollywood, o início da carreira é cheio de pequenas participações ou papéis sem crédito, até que, eventualmente, um grande filme surge e a pessoa deixa o anonimato. 

    Nesta lista que compila dez nomes ilustres, alguns tiveram a oportunidade de estrelar, logo em sua estreia, um clássico do cinema. Em contrapartida, outros não tiveram a mesma sorte e iniciaram atuando em filmes de baixo orçamento ou com roteiros fracos que acabaram fracassando em bilheteria ou esquecidos pelo público. Confira a seleção e relembre o início de tudo para algumas personalidades: 

    Matthew McConaughey

    New Line Cinema / Everett Collection

    Durante os primeiros anos de sua carreira, Matthew McConaughey já demonstrava versatilidade como ator. Sua estreia aconteceu no clássico cult Jovens, Loucos e Rebeldes, de 1993, onde atuou ao lado de um extenso elenco que, assim como ele, se tornaram grandes astros de Hollywood no futuro.

    Além do filme de high school, no ano seguinte McConaughey atuou em O Massacre da Serra Elétrica - O Retorno, sequência do terceiro filme da franquia e, em sua essência, um remake do filme que deu origem ao vilão Leatherface como conhecemos.

    Matthew tinha apenas 25 anos quando participou do filme e o longa foi um ponto chave para que o ator participasse de uma sequência de sucessos durante a década de 1990, como Tempo de MatarContato e Amistad.

    Viggo Mortensen

    New Line Cinema / Courtesy Everett Collection

    Viggo Mortensen é um dos atores mais memoráveis no universo da fantasia cinematográfica, graças a brilhante interpretação de Aragorn na trilogia original de Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson no início dos anos 2000. Contudo, o primeiro trabalho de Mortensen foi o filme A Testemunha, um suspense policial em que interpreta um personagem secundário.

    Depois de atuar no filme de terror Prison, lançado em 1987, sem muito sucesso, sua carreira tomaria um rumo diferente graças a sua participação no filme O Massacre da Serra Elétrica 3. Lançado em 1990 e terceiro longa de uma franquia, Mortensen interpreta Tex, um dos membros da família de Leatherface.

    Jennifer Aniston

    ALAMY

    Jennifer Aniston ganhou reconhecimento por interpretar a carismática Rachel em Friends, sitcom extremamente popular da NBC. Porém, antes do estrelato, Aniston participou de algumas produções que não foram bem sucedidas, como o seriado Molloy e Ferris Bueller, uma adaptação do filme Curtindo a Vida Adoidado para a TV.

    O primeiro grande momento para a carreira de Aniston como atriz foi no filme de comédia gore O Duende, de 1993, dirigido e escrito por Mark Jones. O filme foi o primeiro de uma franquia e acompanha Tory Reding (interpretada por Jennifer Aniston) e seus amigos enfrentando um duende que retorna com sede de vingança após passar anos adormecido.

    Kevin Bacon

    Paramount Pictures / Warner Bros.

    Aos 17 anos, Kevin Bacon saiu de casa para se dedicar ao teatro e, quando sua estreia no cinema aconteceu com a comédia Clube dos Cafajestes, o jovem ator não recebeu o reconhecimento que tinha imaginado para si. Porém, após participar de algumas novelas na televisão, Bacon entrou na década de 1980 com o pé direito estrelando o clássico Sexta-Feira 13.

    A partir de Sexta-Feira 13, Kevin se tornou um dos atores mais icônicos de sua época, solidificando seu nome ao protagonizar Quando os Jovens se Tornam Adultos, de 1982, e Footloose - Ritmo Louco, de 1984, filme pelo qual talvez seja o mais lembrado até hoje.

    Chloë Grace Moretz

    Lions Gate Films / Cruise-Wagner Productions

    Alguns nomes nesta lista fizeram um ou outro trabalho pouco antes de deixarem o anonimato como parte de um grande filme de terror. Não é o caso de Chloë Moretz, que ainda como atriz mirim participou de Horror em Amityville, seguindo para uma carreira bem sucedida tanto na infância quanto na vida adulta. Além de dramas, fantasias e aventuras, Chloe se destacou em outros filmes de terror como O Olho do Mal, Deixe-me Entrar, o remake de Carrie, lançado em 2013, e Suspiria, dirigido por Luca Guadagnino em 2018.

    Tom Hanks

    Metro Goldwin Mayer

    Tom Hanks é um daqueles astros de Hollywood onipresentes na cultura pop. É possível perguntar para qualquer pessoa qual filme ela conhece com o ator e cada uma pode acabar respondendo um longa diferente. Entre os maiores sucessos da carreira de Tom Hanks estão NáufragoO Resgate do Soldado RyanForrest Gump e À Espera de um Milagre.

    No entanto, a estreia do ator nas telonas aconteceu com Trilha de Corpos, um slasher dirigido pelo diretor Armand Mastroianni e lançado em 1980. Assim como Kevin Bacon, Tom Hanks se tornou uma figura comum nos filmes da década de 80, tornando-se um nome consolidado ao longo das décadas seguintes.

    Conheça Boa Noite, Mamãe: O inesperado remake de um filme de terror psicológico violento e extremo no Prime Video

    Leonardo DiCaprio

    New Line Cinema / OH Films

    Romeu + JulietaPrenda-me Se For CapazO Grande Gatsby e O Lobo de Wall Street. Esses são apenas alguns longas na filmografia extensa e memorável como de Leonardo DiCaprio. Sua fama internacional aconteceu com o clássico instantâneo Titanic, filme de James Cameron lançado em 1997 .

    DiCaprio começou a carreira alguns anos antes quando ainda era adolescente. Criaturas 3 foi um filme de baixo orçamento lançado em 1991, uma continuação para a franquia de horror cômico trabalho o pelo qual o ator não gosta de ser lembrado. DiCaprio manifestou publicamente que prefere ignorar o papel, valorizando sua entrada no sitcom Growing Pains, que aconteceu no mesmo ano.

    Jim Carrey

    Night Life Inc.

    Quando Jim Carrey fez sua estreia no cinema no início da década de 1980, o ator canadense fazia de sua marca o estilo de comédia física. Começou aos 15 anos de idade fazendo stand-up, imitação e dublagem.

    Antes de ser conhecido por Ace Ventura, Máskara, Debi & LoideBatman e Grinch, filmes que o consolidaram entre os anos 90 e 2000, Jim Carrey foi protagonista pela primeira vez no filme de terror cômico Procura-se Rapaz Virgem, lançado em 1985.

    George Clooney

    New World Pictures / Balcor Film Investors

    Ator e cineasta, a carreira de George Clooney começou como galã da televisão no seriado médico ER, da NBC. Entre 1994 e 1999, o ator recebeu duas indicações ao Emmy pela série e o sucesso da produção abriu diversas portas para sua carreira, em especial como protagonista em projetos futuros.

    O seu primeiro grande papel veio em 1996, quando estrelou Um Drink no Inferno, escrito por Quentin Tarantino e dirigido por Robert Rodriguez. No entanto, ao longo dos anos 1980, George Clooney participou dos filmes trash De Volta à Escola de Horrores e O Retorno dos Tomates Assassinos, uma paródia de terror.

    Johnny Depp

    New Line Cinema / Media Home Entertainment / Smart Egg / PLAYARTE PICTURES

    Ao contrário de outros famosos presentes nesta lista, o primeiro filme que conta com Johnny Depp no elenco é um clássico do terror. A Hora do Pesadelo, escrito e dirigido por Wes Craven, foi lançado em 1984 e deu origem à franquia de filmes que narra histórias assombradas por Freddy Krueger.

    Apesar de ser considerado um dos melhores filmes de terror na história do cinema, a carreira de Johnny Depp foi avançar mais significativamente durante os anos 1990, dessa vez sendo protagonista de filmes como Edward Mãos de Tesoura e Cry-Baby, depois nos anos 2000 em Piratas do CaribeA Fantástica Fábrica de Chocolate e Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.

    A Hora do Pesadelo
    A Hora do Pesadelo
    Data de lançamento 27 de novembro de 1986 | 1h 31min
    Criador(es): Wes Craven
    Com Robert Englund, Isaac Bardavid, Heather Langenkamp, Johnny Depp
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top