Minha conta
    Duro de Matar: Cineasta premiado recusou papel principal porque "não entendia o humor"

    Lançado em 1988, filme foi responsável por introduzir o ator Bruce Willis no gênero ação.

    É muito difícil pensar no clássico de ação Duro de Matar sem se lembrar imediatamente de Bruce Willis, com toda a arrogância que deu ao seu eterno John McClane e com aquele "Yippee-ki-yay, desgraçado" que se tornou uma das frases mais inesquecíveis do cinema. No total, a franquia Die Hard rendeu cinco filmes, sendo o primeiro deles o único a ter recebido indicações ao Oscar – entre elas, a de Melhores Efeitos Visuais. Mas, antes de tudo isso, o herói de Nakatomi Plaza poderia ter sido vivido por outro nome conhecidíssimo da indústria do entretenimento.

    Desde que o longa-metragem de 1988 começou a ganhar forma, a lista de atores cotados para encarnar o policial de Nova Jersey foi tão longa quanto estrelada. Harrison Ford, Richard Gere, Don JohnsonCharles Bronson e até mesmo Sylvester Stallone estavam entre os candidatos.

    Um dos melhores papéis de Bruce Willis está no streaming: Filme coloca super-heróis em suspense psicológico

    De todos, o que mais chegou perto de vestir a regata de McClane foi ninguém menos que Clint Eastwood. No entanto, o premiado cineasta acabou rejeitando o papel por um motivo muito peculiar.

    O que pode ter levado essa lenda viva da sétima arte a dizer não a Duro de Matar? Em entrevista publicada pelo Slash Film, o roteirista Jeb Stuart revelou que o bom e velho Eastwood decidiu abrir mão do personagem simplesmente por não entender sua comicidade.

    "Eles foram primeiro a Clint Eastwood. Ironicamente, sua resposta aos produtores foi 'não entendo o humor'", contou Stuart. "Para mim, foi um choque, porque se você ouvir muitas dessas palavras... Eastwood é um dos poucas pessoas que poderiam ter interpretado uma frase como 'Venha para a costa, juntos daremos boas risadas'. Você podia vê-lo fazendo isso. Ele foi minha inspiração."

    10 filmes em que Bruce Willis não é tão Bruce Willis

    Quando se revisita a filmografia de Eastwood – marcada por personagens com um senso de humor grosseiro, cínico e ácido –, surpreende que essa tenha sido a razão que o afastou da bem-sucedida empreitada do diretor John McTiernan. Ao mesmo tempo, foi o fato de Willis ocupar uma posição na qual parecia não se encaixar que acabou cativando o público.

    "Quando ele veio para Willis, eu era um grande fã de A Gata e o Rato [série de drama dos anos 80], mas ninguém o havia escalado como um cara de ação", observou o roteirista. "Então, em termos de compreensão do personagem, eles acertaram em cheio. Isto é, fizeram com que as pessoas acreditassem que ele não é apenas um cara simples de Jersey, e Bruce nos deu isso. Acho que ninguém teve dúvidas a partir de então."

    Vale ressaltar que Duro de Matar está disponível no catálogo do Star+. O elenco ainda inclui Alan RickmanBonnie BedeliaReginald VelJohnson e Paul Gleason.

    Duro de Matar
    Duro de Matar
    Data de lançamento 22 de dezembro de 1988 | 2h 12min
    Criador(es): John McTiernan
    Com Bruce Willis, Alan Rickman, Alexander Godunov
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Star +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top