Minha conta
    Clube da Luta: Filme de Brad Pitt ganha final alternativo que você nunca viu
    Caio Garritano
    Caio Garritano
    -Redator
    Redator e Community Manager do AdoroCinema. Especialista em filmes e séries de ficção, principalmente ligadas ao Universo Marvel e Harry Potter.

    Protagonizado por Edward Norton e Brad Pitt, o filme pode ter sido censurado pelo governo chinês.

    Clube da Luta é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores filmes da história de Hollywood - e o melhor, ele está disponível no Amazon Prime Vídeo. Acontece que a produção ganhou uma nova versão com um final alternativo bizarro em seu lançamento na plataforma de streaming chinesa Tencent Video. Protagonizado por Brad Pitt e Edward Norton, o longa de David Fincher é considerado um clássico do cinema, principalmente, pelas suas cenas icônicas e atuações marcantes em uma crítica à sociedade consumista e à masculinidade tóxica.

    7 atuações marcantes de Brad Pitt

    Para quem não lembra, o final do filme mostra o protagonista Jack, interpretado por Norton, conseguindo se desgarrar do controle mental de Tyler Durden (Pitt), sua outra personalidade, mas falha em prevenir os ataques terroristas do Projeto Caos a instituições financeiras dos Estados Unidos. Na cena final, ainda vemos ele de mãos dadas com seu par romântico, vivido por Helena Bonham Carter, que assistem à explosão de vários prédios na cidade.

    De acordo com as informações divulgadas pelo site norte-americano Vice, a nova versão não apenas exclui a cena final do filme, como também apresenta um texto narrando a prisão de Jack. O texto incluído na China diz: “Por meio das pistas deixadas por Tyler, a polícia rapidamente desvendou seu plano e prendeu todos os criminosos, impedindo com sucesso que as bombas explodissem. Após seu julgamento, Tyler foi enviado para um hospício para lunáticos, recebendo tratamento psicológico. Ele foi liberado do hospital em 2012”.

    Admirável Mundo Pop: Nunca haverá um ano como 1999 para o cinema

    Na produção, Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

    Clube da Luta
    Clube da Luta
    Data de lançamento 29 de outubro de 1999 | 2h 19min
    Criador(es): David Fincher
    Com Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Star +

    A reportagem especula que a versão editada do filme pode ter sido resultado de um processo de censura que deve ter partido do governo chinês ou pela própria distribuidora, para evitar problemas. O site Vice diz ainda ter entrado em contato com os responsáveis pela Tencent Video, mas eles não responderam aos questionamentos sobre o tema. Atual dona dos direitos do filme, após a compra dos estúdios Fox, a Disney também não se pronunciou sobre o ocorrido. O diretor David Fincher também não deu declarações sobre a censura.

    Vale lembrar que Clube da Luta só foi exibido nos cinemas chineses em seu lançamento no Shanghai International Film Festival, ainda em 1999. A versão original do filme só está disponível em território chinês em versões piratas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top