Minha conta
    O que é "Easter Egg"? Entenda seu significado em filmes e veja exemplos famosos

    Famoso no mundo pop, os Easter Eggs são recursos cada vez mais utilizados para agradar fãs.

    Disney

    Se você é um ávido consumidor de mídias sociais ou é fã de carteirinha de jogos, filmes, livros e séries, o termo “Easter Egg” deve ser algo que já escutou por aí. De um tempo para cá, muitas produções de filmes usam isso para deixar uma “surpresinha” para fãs em trailer, filmes e séries, ainda mais se fizer parte de um fandom bem dedicado à mídia que consome. Mas afinal, de onde vem os Easter Eggs? Vamos explicar para você!

    O que é Easter Egg?

    Basicamente, o termo Easter Egg pode ser traduzido diretamente do inglês como “ovo de páscoa”, certamente, não é algo que dá pra entender como é usado no ramo de produções pop. Foi só em 1979 que esse termo ganhou outro significado, e tudo por conta de um programador que queria deixar sua marca no jogo que estava produzindo. O jogo era Adventure, que pode ser jogado no Atari 2600. Seu modo de jogar e enredo eram simples, controlar um avatar (que mais era um quadradinho roxo na tela) e explorar o arredor do jogo para achar um objeto e levar de volta para o castelo. Simples, né? Mas seu programador decidiu colocar algo a mais. Para os bem aventurados, o primeiro Easter Egg do mundo era simplesmente achar um ponto cinza no jogo e usá-lo para atravessar uma parede. A recompensa? Uma linda mensagem que pode ser traduzida como “Criado por Warren Robinett”

    É claro que, no tempo em que foi feito, pessoas que conseguiam achar essa mensagem ficavam histéricas, e também, nunca haviam feito isso. Depois do sucesso, outras mídias quiseram colocar seus próprios Easter Eggs em suas produções. 

    Easter Eggs em Filmes

    Nos filmes, os Easter Eggs podem abranger em muitos aspectos, sendo algo súbito ao público ou um objeto na cena. Para simplificar, os Easter Eggs em filmes podem ser partes importantes do enredo ou podem ser usados para conectar a algum outro filme ou personagem. Se você adora terror ou é fã de Stephen King, vai saber que tanto seus filmes quanto seus livros tem personagens de outros romances que ele já fez. Por conta disso, fizemos uma lista de Easter Eggs clássicos nos filmes. 

    Christine - O carro assassino

    Christine não só apareceu em seu próprio filme, mas sempre dá uma perninha em produções inspiradas em outros livros do autor. Pois é, a querida Plymouth Fury 1958 está bem conservada! Da direita para a esquerda vemos Christine em seu filme original de 1983 e do outro vemos que ela recebeu uma pintura nova na série da Hulu, 11.22.63.

    Tron

    No filme de ficção científica, Tron, de 1982, vemos Dillingar olhando um diagrama enquanto um pac man começa a rodar pelo labirinto do computador e comendo as bolinhas amarelas do mapa. 

    Toy Story 

    Nem os filmes de criança estão impunes ao terror! Coincidência ou não, o carpete da casa de Sid, no primeiro filme de Toy Story, parece muito familiar. Se você já assistiu ao filme de Kubrick adaptado do livro de Stephen KingO Iluminado (1980) tem exatamente o mesmo carpete pelos corredores do Hotel Overlook. Se Woody e Buzz já não estivessem em meio de uma encrenca com o garoto que faz experimentos malucos com brinquedo, o carpete icônico já é sinônimo de mais perigo. 

    Mickey Mouse em filmes da Disney

    Até a Disney quis colocar o seu próprio ratinho famoso em seus filmes. Em várias de suas produções, os fãs sempre encontram Mickeys nas formas mais diversas e em lugares cada vez mais absurdos. Aqui temos três exemplos onde até Pateta, Mickey e Pato Donald vão ver a apresentação de Ariel no filme A Pequena Sereia (1989). Nos outros dois vemos o Timão prestes a devorar um inseto em O Rei Leão (1994) e Soneca brincando com água e sabão em A Branca de Neve e os Sete Anões (1937). 

    Museu do Colecionador - Guardiões da Galáxia 2 

    A Marvel é bem conhecida por encher seus filmes com Easter Eggs de personagens, menções dos quadrinhos, enredo, objetos. É muita coisa! No filme Guardiões da Galáxia vol. 2, Peter Quill (Chris Pratt) e o restante da tripulação vão para o Museu do Colecionador para entregar uma Joia do Infinito para ele. O Museu é lotado de referências, algumas que já até apareceram em outros filmes, mas o mais legal é Howard, O Pato, que está confirmadíssimo no MCU. Será que vem aí um filme de redenção do personagem? 

    8 personagens da Marvel que aparecem no Museu do Colecionador em Guardiões da Galáxia

    Fique atento! Os Easter Eggs sempre estão escondidos nas produções, então pegue uma lupa, muito esforço e boa caçada!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top