Minha conta
    Paulo Gustavo: 5 momentos que fizeram o ator entrar para a história
    Kalel Adolfo
    Kalel Adolfo
    -Redator | crítico
    Redator e crítico do AdoroCinema, Kalel possui três grandes passatempos: maratonar filmes slasher, enaltecer o trabalho de Lady Gaga e rezar para que Quentin Tarantino lance Kill Bill 3.

    Em poucos anos, Paulo Gustavo marcou profundamente a cultura brasileira, criando personagens atemporais como Dona Hermínia.

    Para a tristeza de milhões de fãs brasileiros, Paulo Gustavo morreu aos 42 anos de idade em decorrência da COVID-19. Ao desenvolver sua carreira artística desde 2004, o humorista percorreu um longo caminho até conquistar o Brasil em meados da década passada.

    Primeiro, criou a personagem Dona Hermínia para a peça Surto. Após se formar, fez pequenas aparições televisivas em novelas como Prova de Amor — da Record — e A Diarista, exibida pela Rede Globo.

    Jpa que o público conhecia cada vez mais os talentos do artista, Paulo Gustavo estrelou o espetáculo Minha Mãe é Uma Peça, que acabou ganhando uma adaptação para os cinemas em 2013. E claro, o resto é história. Através de apontamentos, reflexões e percepções afiadas, o humorista revolucionou o cenário da comédia nacional.

    Veja a seguir, cinco momentos que provam o quanto o ator viverá para sempre na memória dos brasileiros:

    Criação de Dona Hermínia

    Ao contrário do que muitos pensam, a clássica Dona Hermínia já existe desde 2004. A primeira vez em que o ator interpretou a personagem — inspirada em sua própria mãe — aconteceu na peça Surto, de 2004.

    Após abandonar o projeto, Paulo Gustavo voltou a viver a personagem no espetáculo Minha Mãe é Uma Peça, que foi um fenômeno cultural. Em 2011, Hermínia retornou em alguns blocos do programa 220 Volts, até fazer a sua estreia oficial nos cinemas em 2013.

    É impossível negar a influência deste trabalho na cultura brasileira. Utilizando as suas próprias vivências, o artista compartilhou inúmeras percepções acerca da rotina de uma dona de casa, causando identificação imediata no público, que se viu em muitas situações retratadas na arte.

    Lançamento da franquia Minha Mãe é Uma Peça

    Minha Mãe é uma Peça é uma das franquias mais bem-sucedidas na história do cinema nacional. Unindo humor à reflexão com maestria, Paulo Gustavo foi capaz de unir os mais variados públicos em prol de uma mensagem otimista, que enaltece as pequenas alegrias da rotina do brasileiro.

    No terceiro capítulo da franquia — que se transformou na maior bilheteria nacional de todos os tempos — o projeto aborda um casamento gay, que é concluído com um belo discurso de Dona Hermínia no final da celebração. Apesar de simples, tais escolhas criativas são capazes de inspirar muitos a serem mais tolerantes e acolhedores. Mais uma vez, o humorista utilizou a sua enorme plataforma para desenvolver importantes debates sociais.

    220 Volts vai ao ar no multishow

    Paulo Gustavo zerou o jogo ao estrelar 220 Volts, programa de comédia do Multishow. A cada episódio, o humorista trazia retratos hilários sobre os diferentes tipos de brasileiros. Além de assertiva, a produção arrasou no quesito representatividade, celebrando a diversidade de maneira carinhosa, detalhada e afiada.

    Paulo Gustavo adota dois filhos ao lado de Thales Bretas

    Paulo Gustavo sempre foi aberto em relação a sua sexualidade. Casado com o médico Thales Bretas, o ator chegou a adotar duas crianças. Sem medo de retaliações, ele é um modelo a ser seguido no Brasil. Mesmo vivendo em um país homofóbico, foi capaz de se tornar o humorista brasileiro mais bem-sucedido das últimas décadas, transformando a sua imagem em uma fonte de inspiração para jovens LGBTQIA+.

    Humorista revoluciona a comédia nacional

    Paulo Gustavo está entre os maiores comediantes da história do Brasil. Contudo, se alguns artistas utilizavam a fama para oprimir determinados grupos e reforçar valores tradicionais, o ator foi no caminho inverso de forma genial.

    Mesmo com apontamentos ácidos, ele capturou a essência de todos os tipos de pessoas, mostrando o quanto o mundo é complexo através do humor. Acompanhar o humorista era rir dos nossos próprios traços, mas também entender o quanto o outro é profundo. Sempre seremos gratos por seu legado e desejamos forças aos familiares.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top