Minha conta
    Tenet: Elizabeth Debicki explica o significado do filme de Christopher Nolan (Entrevista exclusiva)

    Além de interpretar Kat no novo filme de Christopher Nolan, Elizabeth Debicki já estrelou grandes produções como The Crown e Guardiões da Galáxia.

    Tenet — o novo filme de Christopher Nolan — foi um dos maiores lançamentos deste ano. A obra movimentou inúmeras discussões por conta de suas mensagens complexas e visuais extremamente ambiciosos. Contudo, Elizabeth Debicki (The Crown) é quem realmente rouba a cena.  

    Tenet

    A atriz proporciona um dos arcos emocionais mais intensos da história e comove por suas motivações sensíveis. Por isso, o AdoroCinema bateu um papo maravilhoso com a estrela, que compartilhou as maiores dificuldades e alegrias nos bastidores da produção. Spoiler alert: no final da entrevista, ela até soltou o seu filme favorito de Nolan. Dá uma conferida:

    Elizabeth Debicki explica a mensagem de Tenet

    “Eu já estava com saudade de receber essa pergunta”, brinca Elizabeth no início de nossa entrevista. Para a atriz, Tenet é um filme que explora o conceito do tempo e o quanto ele pode ser manipulado.

    “A história tem uma natureza épica e basicamente apresenta a batalha entre o bem e o mal. Nessa guerra, o tempo é a arma central. Também existe uma outra camada na trama que é extremamente humana. Então o longa também é sobre a natureza do amor, sacrifício e o que nós — humanos — precisamos fazer para criar um futuro em que ainda possamos existir”, esclarece. 

    Para Debicki, esse conceito a fez se apaixonar pelo roteiro. Ao ler as páginas, a estrela percebeu que iria participar de uma produção emocional e implacável simultâneamente. 

    Tenet: Christopher Nolan diz que filme está sendo usado como "desculpa" pelos estúdios

    As maiores dificuldades nas gravações de Tenet

    “Filmar Tenet foi uma experiência físicamente desafiadora, porque eu normalmente não faço filmes de ação”, explica Elizabeth. Antes de trabalhar com Christopher Nolan, a estrela nunca precisou realizar acrobacias radicais. Contudo, o cineasta fez questão de mudar isso. Ao longo das duas horas e meia de duração da obra, a atriz chega a pular de carros em movimento. 

    “Filmar essa sequência — da perseguição de carros — me tirou da minha zona de conforto. Eu precisei ser corajosa e realmente aprender a focar em uma única tarefa".

    Kat é especial para a estrela

    Na trama de Tenet, Kat é uma personagem que comumente ocupa a posição de vítima. Entretanto, ela entende a sua realidade e batalha para escapar dela. “Em muitas circunstâncias do filme, ela é vitimizada. Mas isso não a impede de enfrentar as suas dificuldades”, afirma. 

    “Kat também é um estudo de personagem interessante para mim, porque ela constrói uma espécie de prisão para si mesma, e precisa viver nela. Mas no decorrer da história, essa vítima acaba ganhando autoconsciência e descobre todo o seu poder. Ela descobre que pode tomar o controle de sua vida. E a forma em que essa transição acontece é brilhante, porque essa emancipação vem da missão imprevisível que chega em sua trajetória”, explica. 

    Os desafios de interpretar uma vítima de abuso físico e emocional

    Interpretar uma vítima de abuso físico e emocional sempre será uma tarefa complexa, pois essa é a realidade de muitas mulheres. Passar a mensagem errada pode causar danos psicológicos — e até gatilhos — para aqueles que se enxergam no filme. E Elizabeth está consciente disso. 

    “Quando eu interpreto alguém como Kat, eu sinto um tremendo senso de responsabilidade. Eu sei que preciso passar algo autêntico e empoderador para meu público. Portanto, eu não encaro isso de forma leve”, esclarece. 

    “Mulheres como Kat — inteligentes e fortes — não são comumente vistas no gênero de ação. Enquanto isso, os homens são representados dessa forma o tempo inteiro. Por isso, eu fico feliz que o Christopher tenha construído essa personagem, especialmente neste tipo de filme. É importante para as pessoas verem alguém como ela passar por uma grande transformação psicológica”, diz. 

    Contudo, Debicki afirma que não se sentiu intimidada pelo papel. Muito pelo contrário: a atriz ficou empolgada por poder dar vida a uma mulher que é sufocada por um ambiente patriarcal e consegue escapar disso. 

    Tenet: Quem é Neil? Fãs criam teorias sobre o personagem de Robert Pattinson

    O que a atriz aprendeu ao participar da produção

    “Nós só compreendemos a nossa capacidade quando somos colocados em situações desafiadoras. E a natureza desse filme é extremamente complexa. Nós filmamos em sete países diferentes. Por ser um filme do Nolan, as expectativas estavam muito altas. Toda essa energia combinada criou uma experiência inédita de trabalho para mim, e eu realmente cresci como pessoa”, afirma. 

    Elizabeth Debicki revela qual é o seu filme favorito de Christopher Nolan

    Elizabeth Debicki é gente como a gente, e escolheu Batman - O Cavaleiro das Trevas como o seu filme favorito de Nolan. “Essa é uma história que eu posso assistir a qualquer hora. Eu amo A Origem e Amnésia, mas essa é uma produção que realmente me entretém. É cinema puro, em todos os sentidos”, conclui. 

    Tenet: Relembre os filmes de Christopher Nolan e sua trajetória no cinema
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top