Minha conta
    Sherlock Holmes e outros personagens que nunca existiram na vida real

    Recentemente o lançamento de Enola Holmes levou a internet à grande "revelação" de que Sherlock Holmes nunca existiu de verdade.

    Recentemente, a internet sofreu um estranho baque que mostrou muito bem como algumas descobertas podem ser feitas mesmo depois de séculos: após o lançamento do filme Enola Holmes, da Netflix, alguns usuários da plataforma se chocaram ao descobrir que Sherlock Holmes nunca existiu. Sim, parece estranho, mas o número de pessoas que não sabiam disso talvez lhe assustaria.

    Pensando nisso, o AdoroCinema resolveu ir um pouco além e fazer uma lista especial apenas com personagens que muitas pessoas achavam ser reais, mas que na verdade... não são tão reais assim! Seja por estarem inseridos em contextos históricos ou apenas por serem muito consolidados na cultura popular, o fato é que talvez você até possa se surpreender com algum item aqui. Ou não...

    ROSE E JACK

    Como esquecer os pombinhos apaixonados de Titanic? Inseridos por James Cameron na história de um dos maiores desastres do último século, Jack e Rose nunca foram documentados como existentes, apesar de Cameron ter buscado inspiração no nome real de uma Rose Dawson que de fato esteve no navio — pegando o gancho para o sobrenome de Jack que ela adota no filme.

    JAMES BOND

    "Meu nome é Bond... James Bond". Assim como no exemplo de Sherlock Holmes, James Bond se consolidou na indústria do entretenimento após décadas de obras feitas com o protagonista. Por mais que mesmo no filme o 007 seja apenas um codinome de um agente que está constantemente mudando, muitas pessoas acreditam que ele é inspirado em um agente real do Reino Unido.

    E, de fato, 007 teve inspirações em um espião jugoslavo chamado Dusko Popov, considerado um dos mais letais da Segunda Guerra Mundial, desempanhando ainda o papel de agente duplo, vindo daí toda a malícia de Bond.

    REI ARTHUR

    Talvez o caso mais controverso da lista, o Rei Arthur tem até hoje falta de consenso por parte da comunidade de historiadores. Enquanto alguns afirmam que sua existência foi proveniente de uma lenda criada há alguns séculos que se perpetuou, outros dizem que ele de fato existiu, porém sem a "mitologia" ao seu redor.

    Por conter algumas boas doses de superação, conflitos medievais e conflitos poéticos, a lenda do Rei Arthur já foi para os cinemas algumas vezes, tendo sido seu último filme estrelado por Charlie Hunnam, gerando um fracasso de bilheteria.

    ROBIN HOOD

    Uma lenda agora com um pouco mais de consenso, Robin Hood adquiriu na Inglaterra o status de figura lendária e heroica, mesmo que fora do país a maior parte dos historiadores diga que ele nunca existiu. Sua história surgiu para traçar um paralelo de como o cenário socioeconômico nos tempos das Cruzadas era injusto, mas nunca impossível de ser revertido aos poucos.

    Imortalizado como "Princípe dos Ladrões", ele roubava dos ricos e entregava tudo que eles tinham para repartir entre os pobres, que sustentavam de certa forma a cadeira hierarquica do sistema que mantinha a elite abastecida.

    ZORRO

    Ao contrário de Robin Hood, Zorro já surgiu assumidamente como uma história de ficção, mas sua retratação nas mídias como filmes e revistas fez com que parte da população passasse a acreditar fielmente em sua existência. 

    Criado em 1919 pelo escritor de revistas norte-americano Johnston McCulley, Zorro tem um simbolismo parecido com o de Robin Hood, já que seu propósito principal era proteger plebeus e os povos indígenas da Califórnia de autoridades abusivas e senhores que tentavam tomar suas terras. Seu filme mais marcante foi estrelado por Antonio Banderas em 1998.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top