Minha conta
    Wasp Network - Rede de Espiões: Conheça a história real por trás do filme da Netflix

    O longa é estrelado por Wagner Moura, Penélope Cruz e Ana de Armas.

    Em tempos propícios para o debate relacionado a determinadas lutas e pautas sociais, o diretor Olivier Assayas se propôs a lançar a adaptação do livro "Os Últimos Soldados da Guerra Fria", do brasileiro Fernando Morais, que conta a história real d e um grupo de cubanos infiltrados na Rede Vespa — mas o que exatamente seria isso?

    Antes de começarmos a falar a respeito da história real, vamos contar um pouco da adaptação cinematográfica: estrelada pelo invejável elenco que conta com Wagner MouraGael García BernalPenélope CruzAna de Armas e Édgar RamírezWasp Network: Rede de Espiões chegou à Netflix neste dia 19 de junho e já vem atraindo uma recepção consideravelmente positiva.

    Além de ter entrevistado parte do "time de elite" latino do elenco, o AdoroCinema agora traz mais informações a respeito da inspiração do longa, passando especialmente por seu contexto histórico. Vamos saber mais!

    A REDE VESPA

    Nos anos 80, um número seleto de agentes secretos recebeu uma missão no mínimo complicada e no máximo potencialmente suicida: infiltrar-se em organizações de extrema direita nos Estados Unidos. Na época, o país era considerado um dos maiores inimigos políticos e sociais de Cuba, tendo inclusive representado um crescimento exponencial de grupos anti-Fidel Castro.

    Como os Estados Unidos tinham a intenção de tirar Fidel do poder a qualquer custo, ataques cegos eram comuns, sempre na tentativa de enfraquecer diversos aspectos do país para que Fidel cedesse à pressão. Atos terroristas começaram a crescer e daí veio a Rede Vespa, criada na intenção de infiltrar os agentes no planejamento dos atentados.

    Através da rede de infiltração, vários ataques foram prevenidos, mas eventualmente o FBI chegou até o grupo e a operação foi desmantelada. Sem mais detalhes quanto a esta parte para não darmos tantos spoilers sobre o fim do filme!

    CONTEXTO HISTÓRICO

    Os opositores ao Fidel tentavam tirá-lo da posse de Cuba ao final do último século para que seus principais inimigos políticos virassem aliados, e a maneira mais certeira, na visão deles, era prejudicando a economia através de ataques práticos. 

    Na época, Cuba havia sido uma das primeiras aliadas declaradas do regime comunista da União Soviética no período da Guerra Fria, o que ocasionou a maioria dos problemas diplomáticos entre os dois países. De uma forma ou de outra, o final da história você confere no filme da Netflix (embora já possamos esperar qual foi).

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top