Minha conta
    O Homem Invisível: 7 filmes com temáticas semelhantes

    Relacionamentos abusivos, gaslighting e o desejo por liberdade são temáticas recorrentes e importantes de serem retratadas no cinema.

    Imdb

    A refilmagem de O Homem Invisível, protagonizada por Elizabeth Moss (Handmaid's Tale), está conquistando muitos elogios desde o seu lançamento. O filme faz parte do universo sombrio da Universal Pictures, que tem como proposta resgatar clássicos do terror como Drácula e Frankenstein. Contudo, a primeira aposta do projeto não foi bem sucedida, entregando ao público a refilmagem de A Múmia, que decepcionou o público e a crítica especializada. 

    Pensando em reverter a situação, o estúdio contratou Leigh Whannell (Upgrade - Atualização) para dirigir a nova versão do longa criado em 1933. O resultado foi uma produção que modernizou o espírito do original, trazendo reflexões acerca de relacionamentos abusivos e libertação feminina. 

    Caso você tenha gostado de O Homem Invisível, confira outros filmes que compartilham semelhanças narrativas com o longa: 

    1. O Homem Invisível (1933)

    Imdb

    Antes de passar para escolhas menos óbvias, é importante explicar quais temas foram abordados na primeira adaptação cinematográfica de O Homem Invisível. Diferente da refilmagem, a produção do século passado carrega um grande senso de humor, aproximando-se da atmosfera de filme “B”. 

    Protagonizado por Claude Rains (Casablanca) e Gloria Stuart (Titanic), a narrativa coloca o holofote em um cientista que descobre a fórmula da invisibilidade, possibilitando que ele tome atitudes moralmente questionáveis. Por isso, a única similaridade com a versão de Whannel acaba sendo a premissa sci-fi, já que no remake, somos apresentados à história pelas óticas de quem vivencia um relacionamento abusivo.  

    2. Dormindo com o Inimigo (1991) 

    Imdb

    Dormindo com o Inimigo é a história de Laura (Julia Roberts), que precisa desesperadamente escapar de um relacionamento abusivo. Para isso, ela projeta um plano que possa garantir sua liberdade. O problema é que seu parceiro, interpretado por Patrick Bergin, não irá facilitar as coisas para a personagem. 

    Repleto de tensão, a produção compartilha grandes semelhanças com O Homem Invisível ao retratar protagonistas que lutam para se ver livres de vínculos que trazem angústia e aprisionamento emocional. 

    3. Revelação (2000)

    Imdb

    Quando Cecilia Kass (Elizabeth Moss) começa a ser perturbada por seu ex, que agora está invisível, todos começam a duvidar de sua sanidade. E este é um dos objetivos do antagonista da trama: Isolar sua vítima. Esta técnica chama-se gaslighting, e é uma forma de manipulação emocional onde o outro faz você questionar sua própria sanidade mental. 

    Em Revelação, a mesma temática é abordada através da personagem Claire (Michelle Pfeiffer), que começa a ser assombrada por um espírito em casa. Mesmo quando a situação atinge o ápice da gravidade, seu marido afirma que ela está enlouquecendo. Contudo, existe um motivo sombrio para que o parceiro queira deslegitimar a experiência sofrida por sua esposa.    

    4. Corrente do Mal (2015)

    Imdb

    Imagine que após transar com alguém, você passe a ser perseguido por uma entidade capaz de te matar. Agora pense que somente a vítima desta maldição possa enxergar a ameaça. Esta é a proposta de Corrente do Mal, terror aclamado dirigido por David Robert Mitchell

    Por mais que não retrate vínculos amorosos tóxicos, e nem manipulação emocional, o longa de 2015 captura a mesma atmosfera sufocante de O Homem Invisível, pois mostra pessoas lutando para sobreviver à um perigo incomum, que pode oferecer riscos à qualquer hora, sem que ninguém ao redor perceba. 

    5. Medo (1996)

    Imdb

    O início do namoro entre Nicole (Reese Witherspoon) e David (Mark Wahlberg) é romântico e inocente. Mas com o passar do tempo, a relação começa a ganhar um caráter obsessivo, revelando que às vezes não conhecemos todas as facetas de quem amamos. 

    6. Garota Exemplar (2014) 

    Imdb

    Indicado ao Oscar e dirigido por David Fincher (Clube da Luta), o longa acompanha um homem que vira o centro das atenções após ser considerado culpado pelo sumiço de sua esposa. Chantagem emocional, manipulação e depreciação moral são temáticas recorrentes no filme. 

    7. Louca Obsessão (1990) 

    Imdb

    No perturbador Louca Obsessão, Annie (Kathy Bates) é fã do escritor Paul Sheldon. Após o autor se acidentar, ela o resgata e começa a cuidar dele dentro de sua casa. Porém, o que era amor se transforma em algo doentio, já que a personagem não aceita que ele não esteja mais sob os cuidados dela.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top